a minha escolha: Natércia Coimbra

"A Noite", pelo Teatro o bando (foto de Margarida Dias)

Em cada trimestre, um(a) convidado(a) d’A Escola da Noite partilha com os espectadores a(s) sua(s) escolha(s) da programação apresentada. Natércia Coimbra, directora do Centro de Documentação 25 de Abril, fala sobre a Residência Artística REN com o Teatro o bando:

A programação d’A Escola da Noite para os próximos meses é, como habitualmente, coerente, rica na oferta que nos propõe e, o que precisava de dizer-vos, era: percam dela o menos possível!

Mas, e ainda bem, mesmo perante o que consideramos bom há sempre aquilo que preferimos. Preferir é gostar mais disto sem desgostar de tudo o que sobra. É distinguir um momento sem esquecer que todos os outros vão também acontecer.

E assim sendo, gosto que vá acontecer a residência do grupo de teatro o bando, um grupo cujo percurso tenho acompanhado e que já me proporcionou momentos de rara beleza, puro prazer, inesquecíveis espectáculos improváveis, que só a sua arte, talento e sensibilidade conseguiriam criar.

Convido-vos para o espectáculo “A Noite”, nos dias 23 e 24 de Maio, que nos traz a poesia de Al Berto. Convite, confesso, motivado não só porque Al Berto é um dos meus poetas preferidos mas também pela curiosidade que o espectáculo me desperta.

Estou curiosa, sim, para ver como se consegue passar da poesia lida ao espectáculo de teatro, a que jovens actores vão dar corpo. Curiosa, também, para ver como a dramaturgia de João Brites parece ter conseguido ultrapassar a dificuldade de partir de textos literários, sem qualquer estrutura narrativa, para afinal nos contar uma história. Curiosa ainda de apreciar o intenso trabalho que deve ter havido entre actores e encenador, entre actores e actor, para que o espectáculo não deslize para um registo de recital de poesia e para que a poesia não irrompa e ocupe o palco, antes surgindo vigorosamente, mas só de quando em quando, apenas para sublinhar a história que afinal continha, ou que afinal os actores e o dramaturgo descobriram nela.

Natércia Coimbra

Abril 2009