A Escola da Noite é uma das quatro companhias portuguesas que integra o “Troco x Troco”, um circuito de intercâmbio entre Portugal e a Galiza organizado pela Cena Lusófona e pela Axencia Galega das Industrias Culturais (AGADIC) que foi apresentado esta semana em Santiago de Compostela e no Porto. Entre Outubro de 2012 e Junho de 2013, quatro grupos portugueses e quatro companhias galegas circularão por oito teatros dos dois territórios, num circuito que visa promover a comunicação intercultural entre os dois países.
Para além d’A Escola da Noite, o projecto envolve o Centro Dramático de Évora, a Companhia de Teatro de Braga e a Seiva Trupe (Porto). Do lado da Galiza, participam os grupos Centro Dramático Galego (com um espectáculo em co-produção com o Teatro do Noroeste), Sarabela Teatro, Teatro do Atlántico e Teatro do Morcego.
Em Portugal, o ciclo de espectáculos apresentados pelas companhias galegas começa no dia 23 de Outubro, no Teatro Circo, em Braga, e no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Termina a 2 de Novembro, com representações no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, e no Teatro do Campo Alegre, no Porto. Em cada uma das quatro cidades, o programa organiza-se sob a forma de “Mostra de Teatro Galego”, com a apresentação de quatro espectáculos em quatro dias consecutivos.
Na Galiza, o teatro português chega a 5 de Outubro, ao Pazo da Cultura, em Narón, Corunha, com a apresentação de um espectáculo da Companhia de Teatro de Braga. Até ao final do ano, tanto a CTB como a Seiva Trupe apresentam quatro espectáculos em outras tantas cidades galegas: Narón, Ourense, Santiago de Compostela e Tuy. A Escola da Noite e o Cendrev farão o mesmo circuito ao longo do primeiro semestre de 2014.
A iniciativa foi apresentada ao público e à comunicação social em duas conferências de imprensa que tiveram lugar em Santiago de Compostela e no Porto, nos dias 18 e 20 de Junho, respectivamente. Considerado como mais um passo na consolidação das relações culturais entre a Galiza e Portugal, o projecto pretende, nas palavras da Xunta de Galicia, contribuir para que o diálogo “ultrapasse o âmbito exclusivamente profissional e implique também os espectadores de ambos os países”.
Tags: AGADIC, Braga, Cendrev, Centro Dramático Galego, Companhia de Teatro de Braga, Évora, Narón, Ourense, Porto, Salón Teatro, Santiago de Compostela, Sarabela Teatro, Seiva Trupe, Teatro do Atlántico, Teatro do Morcego, Teatro do Noroeste, Troco x Troco, Tuy