A Corte: El-Rei e os seus dignitários | Delphim Miranda

a-corte-2-bonecos

A propósito de uma nova oficina de construção de bonecos para crianças, Delphim Miranda traz ao TCSB a exposição de marionetas de fio “A Corte: El-Rei e os seus dignitários (um deles é o Bobo mas eu não sei qual é)”.

A “família real”, com a marca inconfundível do mestre Delphim, assentará arraiais no foyer do Teatro, onde poderá ser vista, com entrada gratuita, ao longo de um mês.

EXPOSIÇÃO DE MARIONETAS DE FIO
A Corte: El-Rei e os seus dignitários (um deles é o Bobo mas eu não sei qual é)
Delphim Miranda
25 de Fevereiro a 25 de Março de 2017
Foyer do TCSB > entrada gratuita

DELPHIM MIRANDA
Delphim Miranda nasceu em Lisboa em 1947. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e lecciona desde 1971 as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/intervenção, fixa-se no Teatro, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.
Descobrindo no Ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias de sua autoria.
Tem percorrido o país de lés a lés como contador de histórias com marionetas, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Integrou o Programa de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores nas áreas expressivas.
Durante a Expo 98 integrou o elenco do espectáculo diário “Peregrinação”, conduzindo um dos Peregrináveis.
No TCSB, apresentou já os espectáculos “Caixas com histórias por dentro”(Fevereiro de 2015) e “Queres que te conte outra vez?” (Março de 2014), construiu e exibiu a exposição “Más caras e outras carantonhas” (Janeiro a Fevereiro de 2015) e dirigiu as oficinas “Ali há quarenta duendes – mostra interactiva de duendes articulados – marionetas”(Junho de 2016), “Pássaros, passarôcos e outros pardalôcos” (Fevereiro de 2015), “Más caras e outras carantonhas – os zarapelhos” (Fevereiro de 2015) e “Como quem costura um conto” (Março de 2014).

Comments are closed.