Esta semana no TCSB: exercício final do estágio de alunos do São Teotónio

A Escola da Noite e o Colégio São Teotónio apresentam esta sexta-feira, em Coimbra, o exercício final do estágio curricular dos alunos do terceiro ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação. Em articulação com o trabalho de pesquisa que a companhia tem vindo a desenvolver sobre a dramaturgia brasileira contemporânea, o texto escolhido foi “Cachorro Morto”, escrito por Leonardo Moreira, um jovem dramaturgo de São Paulo que tem coleccionado prémios e distinções ao longo dos últimos anos.

estagioCST01

O estágio envolve um grupo de dez alunos do 3º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação do Colégio São Teotónio e ocorre na sequência das relações de colaboração que A Escola da Noite tem mantido com este estabelecimento de ensino. Ao longo de dois meses, os alunos puderam conhecer o modo de funcionamento e organização da companhia e trabalhar alguns textos da dramaturgia portuguesa e brasileira, num processo dirigido pelas actrizes Sofia Lobo e Maria João Robalo.
Para o exercício final, que terá o formato de leitura pública, foi escolhida a peça “Cachorro Morto”, texto inaugural da carreira do dramaturgo Leonardo Moreira e da companhia que dirige, a Cia. Hiato. Estreado em São Paulo em 2008, o espectáculo transportava para o palco a relação entre a matemática e outras formas de conhecimento, a partir de uma personagem que sofre de Síndrome de Asperger (distúrbio cujos sintomas se parecem com os do autismo).
O exercício será apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo na sexta-feira, dia 20 de Dezembro, em duas sessões: às 16h00 e às 21h30. A entrada é gratuita mas limitada à lotação da sala, pelo que é possível fazer reservas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

 

leonardo_moreira2

Leonardo Moreira (foto: Patrícia Stavis / Bravo!)

Leonardo Moreira
Dramaturgo e director da Companhia Hiato, de São Paulo, é mestre em Dramaturgia pela Universidade de São Paulo. Estreou-se como autor e encenador com a peça “Cachorro Morto” (2008). Pelo seu segundo texto – “Escuro” –, recebeu o Prémio Shell 2011 de Melhor Autor. Com “O Jardim” recebeu 19 nomeações para os principais prémios do país e venceu o Prémio Shell 2012 como Melhor Autor, além do Prémio APCA 2012 de Melhor Direcção, do Prémio Governador do Estado de São Paulo – Melhor Espectáculo e do Prémio Cooperativa Paulista de Teatro – Melhor Autor e Melhor Espectáculo.
Também são de sua autoria “Bagagem” (finalista do Prémio Luso Brasileiro de Dramaturgia), “Dois Pássaros”, “Prometheus – a tragédia do fogo” (espetáculo seleccionado para participar nos Festivais de Avignon e Edimburgo e nomeado para três Prémios Shell 2012 e para o Prémio Melhor Autor CPT 2012) e “Menor que o Mundo”, que também dirigiu. Encenou o espetáculo “O Silêncio Depois da Chuva” (nomeado para 2 Prémios Shell 2012) e é actualmente responsável pela direcção artística (escrita e encenação) de “Projeto Ficção”, da Companhia Hiato.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO

[Teatro – exercício final de estágio]
Cachorro Morto
de Leonardo Moreira
alunos do curso de artes do espectáculo/interpretação do Colégio São Teotónio
20 de Dezembro
sexta-feira, 16h00 e 21h30
entrada gratuita limitada pela lotação da sala

Tags: , ,

Comments are closed.