Manhã: novo espectáculo do GEFAC em estreia no TCSB

O GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra estreia esta quinta-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo o espectáculo “Manhã”. Uma criação colectiva que tem como fio condutor o lugar da mulher na cultura tradicional portuguesa.

São muitas as mulheres “que se escondem sob as saias da memória”, escreve o GEFAC: “santas, mães, adúlteras, virgens, perdidas; o corpo da fecundidade e o vulto enlutado da morte; a sabedoria serena, o desejo em que ardemos”.
O espectáculo que agora estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo, integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, propõe uma leitura desses múltiplos lugares e papéis da mulher nas músicas e danças tradicionais portuguesas: “as mãos que redimem são as mesmas que colhem o fruto da traição e do pecado, que nos dão o colo e o castigo madrasto, que amassam o pão que comemos, enquanto tangem, pela calada, as cordas da libertação”.
“Manhã” segue a linha de intervenção habitual do GEFAC, grupo criado em 1966 que utiliza criativamente as manifestações populares portuguesas na dança, na música e no teatro. As diversas manifestações da cultura popular, defende o Grupo, constituem “o momento em que um povo fala lealmente de si, o momento onde um povo se revela na sua maneira de ser própria”. É enraizado neste consciência que o Grupo vem desenvolvendo, há quase 50 anos, um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações artísticas tradicionais portuguesas.
O espectáculo tem apenas três apresentações, entre 11 e 13 de Abril (quinta a sábado), sempre às 21h30. Os bilhetes custam entre 3 e 6 Euros e as reservas podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

DANÇA
GEFAC
11 a 13 de Abril