Centro Dramático Galego

Salón Teatro, em Santiago de Compostela

O Centro Dramático Galego (CDG) é a companhia de teatro pública da Galiza, adstrita ao Governo Autonómico. Existe desde 1984, com o objectivo de “contribuir para a normalização e regularização da actividade teatral galega”. Desde então, tem desenvolvido um trabalho constante de produção e de distribuição de espectáculos teatrais, com um total de 68 produções e co-produções estreadas.
Nestes mais de 20 anos de história, as principais linhas de programação do CDG, com uma média de três produções por temporada, apontaram em várias direcções: recuperação dos autores fundamentais da Galiza, divulgação dos dramaturgos galegos contemporâneos, incorporação na cena galega de grandes nomes da literatura dramática universal de todos os tempos, promoção do teatro infantil e projecção exterior do teatro da Galiza, entre outros.
O CDG tem ainda a responsabilidade de gerir o Salón Teatro, em Santiago de Compostela, único espaço de apresentação de espectáculos que depende exclusivamente da Xunta de Galicia e no qual a companhia realiza desde 1999 amplas temporadas de cada um dos seus novos espectáculos.

Nos últimos meses, o CDG tem trabalhado com várias companhias de teatro, galegas e portuguesas, no sentido de aprofundar as relações de intercâmbio entre os dois territórios e, nomeadamente, de criar um circuito para a apresentação regular de espectáculos que permita familiarizar os públicos com o teatro que se faz do outro lado da fronteira. As apresentações de “O Profesional” em Coimbra e em Braga inserem-se já nesse intercâmbio. A Escola da Noite desloca-se a Santiago de Compostela no início de Dezembro, para apresentar no Salón Teatro a sua mais recente produção: “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves. Para 2013, está previsto o alargamento da troca a mais teatros e companhias dos dois países.

Tags: , , , , ,

One Response to “Centro Dramático Galego”

1. […] A Escola da Noite weblog Blog d' Escola da Noite « Centro Dramático Galego […]