Marionetas alentejanas na Cerca de São Bernardo

A Escola da Noite acolhe este fim-de-semana no Teatro da Cerca de São Bernardo os “Bonecos de Santo Aleixo”, a trupe de marionetas tradicionais alentejanas mantida e dinamizada pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev). Há décadas a encantar sucessivas gerações de espectadores, os “bonecos” regressam a Coimbra e apresentam-se pela primeira vez no TCSB, no âmbito da rede Culturbe.

Com o nome da aldeia alentejana em que nasceram, os “Bonecos de Santo Aleixo” são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas de pequenas dimensões (o maior mede cerca de 40 centímetros). O estojo de bonecos e textos tradicionais, que eram somente transmitidos via oral, chegaram às mãos de Ti’Manel Jaleca através da sua mulher, que os recebeu directamente dos seus antepassados.
Manuel Jaleca, que manteve o espectáculo durante algumas décadas, conheceu entretanto António Talhinhas, camponês dotado de grande poder de improvisação e cantador, que veio a imprimir grande dinâmica à companhia, acabando por comprar todo o espólio, passando Jaleca a seu empregado.
Os Bonecos que hoje se apresentam foram pertença da família Talhinhas durante cerca de três décadas e, a partir de 1967, “dados a conhecer ao mundo culto” por Michel Giacometti e Henrique Delgado.
São hoje propriedade do Centro Dramático de Évora e manipulados por “uma família” de actores profissionais, que garante a permanência do espectáculo e a continuidade desta expressão artística alentejana.
Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo têm igualmente participado em muitos certames internacionais (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que se realiza desde 1987.
O essencial dos meios utilizados é composto por um lugar de representação (retábulo), construído em madeira e tecidos floridos, reproduzindo um palco tradicional em miniatura com pano de boca, cenários pintados em papelão e iluminação própria (candeia de azeite). Os Bonecos são de madeira e cortiça, medem entre 20 e 40 centímetros de altura e são vestidos com um guarda-roupa que permite, como no teatro naturalista, identificar as personagens da fábula contada. A música (guitarra portuguesa) e as cantigas são executadas ao vivo. Os textos, transmitidos oralmente, resultam de uma fusão entre a cultura popular e uma escrita erudita.
A apresentação do espectáculo em Coimbra ocorre no âmbito das relações de intercâmbio entre A Escola da Noite e o Cendrev e da rede de programação Culturbe – Braga, Coimbra e Évora. As sessões estão agendadas para sexta-feira à noite (21h30) e sábado ao final da tarde (18h30). Dada a curiosidade que o espectáculo está a gerar entre o público da cidade, a companhia aconselha vivamente a reserva antecipada de lugares, pelos meios habitualmente utilizados – os telefones 239718238 ou 966 302 488 ou o endereço electrónico geral@aescoladanoite.pt.

BONECOS DE SANTO ALEIXO

títeres tradicionais do alentejo

actores-manipuladores Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Vitor Zambujo acompanhamento musical Gil Salgueiro Nave

M/12 > 5 a 10,00 Euros [espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora]

Teatro da Cerca de São Bernardo

17 de Fevereiro, sexta-feira, 21h30

18 de Fevereiro, sábado, 18h30

informações e reservas:

239 718 238 / 966 302 588 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: ,

2 Responses to “Marionetas alentejanas na Cerca de São Bernardo”

  1. […] um cheirinho. Venha vê-los ao vivo amanhã e depois, no TCSB. reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / […]

  2. […] Sete anos depois da sua última apresentação em Coimbra, os Bonecos de Santo Aleixo estão de visita à cidade. […]