Workshop

No âmbito da apresentação em Coimbra de “Se o mundo fosse bom, o dono morava nele”, nos próximos dias 26 e 27  de Julho, terça e quarta, às 21h30, no Pátio da Inquisição, o CENDREV vai realizar um workshop sobre a construção do espectáculo.

Calendário: 25 e 26 de Julho, segunda e terça, 14h30 – 19h00
Preço: 25,00 Euros (IVA incluído)
Inscrições: Enviar e-mail com assunto “workshop CENDREV”, indicação de nome, contactos, idade, formação escolar e profissional para isabelcampante@aescoladanoite.pt até ao dia 20 de Julho. As inscrições são limitadas até ao máximo de 30 participantes e são sujeitas a selecção mediante análise do perfil dos candidatos.

“SE O MUNDO FOSSE BOM, O DONO MORAVA NELE”

Um título que anuncia muito sobre a temática do trabalho realizado e que se inspira no riquíssimo universo do teatro popular, recorrendo a diversas técnicas teatrais que se fundem com a trama musical que acompanha, ao vivo, todo o espectáculo.

Um trabalho artístico que fala do desconcerto do mundo, do caminho que nos impõe esta sociedade cada vez mais globalizada, que privilegia o material e descura o espiritual.

Um projecto dramatúrgico que reúne textos de Januário de Oliveira (Mestre Ginu), um exemplo na arte de “brincar” com os bonecos, Ariano Suassuna, uma referência incontornável da dramaturgia brasileira, cuja obra se baseia nos romances e histórias do nordeste, e o nosso Gil Vicente, com quem fomos aprendendo a conhecer melhor os desenhos do jogo teatral que a sua obra explora, nomeadamente através da teia de relações desenvolvida pela fabulosa galeria de personagens que apresenta.

Uma experiência artística desenvolvida em torno de um universo teatral absolutamente fascinante, para a qual terá contribuído, significativamente, o trabalho desenvolvido pela companhia, ao longo de tantos anos, com os Bonecos de Santo Aleixo.

O tratamento dos vários elementos que integram o espectáculo (música, movimento, objectos cenográficos, iluminação dos ambientes cénicos, bonecos e o trabalho dos actores) foi também determinado pela circunstância de se tratar de uma proposta artística preparada para ser apresentada em espaços de ar livre.

O workshop que nos propomos organizar constituirá um exercício de aproximação a estas dramaturgias que foram a base do trabalho que a companhia apresentará em Coimbra, no Pátio da Inquisção nos dias 26 e 27  de Julho, às 21h30.

Tags: ,