Vem aí o Diabo (e as crianças vão brincar com ele)

Entre 29 de Outubro e 8 de Dezembro, os Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo vão brincar com o Diabo. A propósito da temporada do novo espectáculo d’A Escola da Noite – “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente – a companhia e os seus habituais cúmplices na programação para os mais novos apresentam o ciclo “Diabruras e outras artes para meninos que são uns anjos”. Leitura de contos, animação tipográfica, teatro, ilustração, dança e música fazem parte das propostas. Faça-nos companhia!

diabos-sabados-infancia-2-1

Uma sessão especial de “Flores de livro – leitura de contos para a infância”, com Cláudia Sousa, marca a abertura do programa, a 29 de Outubro. A animadora sócio-educativa, responsável pela mais antiga iniciativa para a infância no TCSB, seleccionou e adaptou um conjunto de histórias tradicionais sobre o “Mafarrico”, que vai agora partilhar com as crianças da cidade. As adaptações estão também publicadas numa pequena brochura – “Orelhas do Diabo” – que pode ser adquirida no Teatro.
Na semana seguinte, Joana Monteiro e o Clube dos Tipos farão uma curta-metragem de animação, a partir de um ditado popular sobre o Diabo, escrito com letras construídas na própria oficina pelos participantes, com materiais encontrados nos bastidores e na oficina do Teatro.
Já depois da estreia em Coimbra de “Embarcação do Inferno”, onde desempenha o papel de Joane, a actriz d’A Escola da Noite Maria João Robalo dirige uma oficina de teatro para crianças entre os 5 e os 10 anos.
Para pais e filhos, Ana Biscaia realiza a 19 de Novembro a oficina de ilustração “O DIAbo diabólico”. Ao longo de três horas, as duplas familiares vão brincar com diversas representações do Diabo, a partir de retroprojecções.
A bailarina e coreógrafa Leonor Barata junta-se ao programa no dia 26 de Novembro, com a oficina de dança criativa “Com o Diabo no corpo”, para crianças entre os 6 e os 12 anos.

vaniacouto_oficinapaisefilhos

Vânia Couto, “Oficina para pais e filhos” (TCSB, Março/2016)

A música entra em cena a partir de 1 de Dezembro (quinta-feira, feriado). Primeiro com Vânia Couto, que dirige uma oficina de música e sonoplastia para pais e filhos; depois com o Taleguinho, de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, a 3 de Dezembro. Trabalhando com crianças entre os 5 e os 12 anos, a dupla que tem maravilhado centenas de miúdos e graúdos desde a estreia de “Costurar cantigas e histórias” propõe uma oficina de cantigas, lengalengas e trava-línguas da tradição oral portuguesa que têm o Diabo como mote. Com elas prepararão uma breve apresentação para mostrar ao público no dia do encerramento: 8 de Dezembro (quinta-feira, feriado).
Neste último dia, os artistas e as crianças que participaram nas diversas iniciativas, os seus familiares e o público em geral são convidados para uma diabólica manhã. Ao longo de duas horas, para além de poderem ver e ouvir ao vivo o resultado da oficina do Taleguinho, vão ouvir histórias e recordar (em vídeo e através de instalações e exposições) os resultados das restantes oficinas.
No fim de tudo, haverá espaço para uma conversa informal, com café e chocolate quente. É que lá para Dezembro vai fazer um frio dos Diabos!
As oficinas têm lotação limitada e é muito aconselhável efectuar inscrição prévia, através dos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB
“Diabruras e outras artes para meninos que são uns anjos”

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro – sessão especial: histórias do “Bicho Feio”
Cláudia Sousa
29 de Outubro
Sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 50?
preços: criança + acompanhante, 5 Euros; individual, 3 Euros

OFICINA DE ANIMAÇÃO TIPOGRÁFICA
Animação tipográfica do Diabo!
Joana Monteiro / Clube dos Tipos

6 – 12 anos > 2 horas
preço: 6 Euros

OFICINA DE MÚSICA E SONOPLASTIA PARA PAIS E FILHOS