“Videogramas de uma revolução”, de Harun Farocki e Andrei Ujica

No dia 21 de Dezembro de 1989, como forma de reagir à forte contestação popular que eclodira na cidade de Timisoara cinco dias antes, Nicolae Ceasescu, presidente da Roménia, convoca uma manifestação em seu apoio.

Enquanto discursa, a população revolta-se e acaba a vaiá-lo, num momento que a televisão transmitiu em directo. “Le conducator”, como gostava de ser chamado, foge de helicóptero mas seria capturado mais tarde. Após um “julgamento” sumário, é condenado à morte e executado, com a sua mulher Elena.

Recorrendo apenas às imagens da televisão nacional e de vídeo-amadores, Harun Farocki e Andrei Ujica oferecem-nos neste filme um poderoso documento sobre a que é considerada a mais violenta revolução dos países comunistas no leste europeu.

“Videogramas de uma revolução” passa no bar do TCSB na próxima terça-feira, dia 6 de Janeiro, pelas 21h30. É o primeiro de três filmes romenos exibidos em paralelo à segunda temporada do espectáculo “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matei Visniec. A entrada é gratuita!

DOCUMENTÁRIO
Videogramas de uma revolução