Hoje no TCSB: Auto dos Físicos às 15h00

Depois da casa cheia do sábado passado, o “Auto dos Físicos” volta ao palco do TCSB esta tarde, em mais uma sessão dedicada ao público escolar (mas aberta a toda a gente!)

Hoje visitam-nos os alunos da Oficina de Teatro da Escola Eugénio de Castro. O espectáculo começa às 15h00.

Auto dos Físicos
de Gil Vicente
pel’A Escola da Noite

Filipe Eusébio e Maria João Robalo, “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

O “Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal

encenação António Augusto Barros interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo elemento cénico João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo vídeo Eduardo Pinto apoio vocal Sofia Portugal cabelos Ilídio Design co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
M/12 > 50′ (aprox.)

PRÓXIMOS ESPECTÁCULOS EM COIMBRA