Ao terceiro dia de Abril de 2009, A Escola da Noite estreava “Atravessando as palavras há restos de luz”, o resultado de um processo de pesquisa e experimentação iniciado um ano antes, com os alunos de Estudos Artísticos da FLUC, no âmbito da primeira edição da Oficina de Artes.
Aos seis actores da companhia – António Jorge, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sílvia Brito e Sofia Lobo – juntavam-se três actores estagiários – Heloísa Simões e Igor Lebreaud, da FLUC, e Ana Mota Ferreira, da Universidade de Évora – para explorar o universo de Kafka. Contávamos, ainda, com a colaboração da cineasta Fátima Ribeiro, que documentou todo o processo e realizou os vídeos que integravam o espectáculo.
Hoje recordamos o excerto de “O Grande Ditador”, de Chaplin, que inspirava uma das cenas apresentadas:
E voltamos a agradecer à espectadora que, descrevendo o espectáculo como “desvairadamente kafkiano”, nos dedicou estas palavras:
5 anos de TCSB [2008 – 2013]
Tags: 5 anos de TCSB, Ana Mota Ferreira, António Augusto Barros, António Jorge, atravessando as palavras, Fátima Ribeiro, Heloísa Simões, Igor Lebreaud, Kafka, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sílvia Brito, Sofia Lobo