O Conselho Português para os Refugiados

Teresa Tito de Morais, presidente da direcção do CPR

Constituído em 20 de Setembro de 1991, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) é uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sem fins lucrativos, independente e pluralista, inspirada numa cultura humanista de tolerância e respeito pela dignidade dos outros povos.
O seu objectivo principal é promover, através de análises, trabalhos e trocas de informações, uma política de asilo mais humana e liberal, a nível nacional e internacional. (…)
É o parceiro operacional do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) para Portugal, mantendo um Protocolo de Cooperação, desde Julho de 1993, que visa a protecção jurídica e social dos requerentes de asilo e dos refugiados. A partir de Dezembro de 1998, data do encerramento do ACNUR em Portugal, o CPR passou a representar esta organização no nosso país. (…)
Ao nível europeu o CPR é membro do European Council on Refugees and Exiles – ECRE (Conselho Europeu para os Refugiados e Exilados) e da European Legal Network on Asylum – ELENA (Rede Legal Europeia de Asilo) e da Rede Separated Children European Programme – SCEP (Rede Programa Europeu para as Crianças Separadas).
É membro da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) criada pela Lei n.º. 134/99, de 28 de Agosto, representando as associações de direitos humanos.
Em 12 de Dezembro de 2000, o CPR foi distinguido com o “Prémio Direitos Humanos” da Assembleia da República.

www.cpr.pt

 

Teresa Tito de Morais, Presidente do Conselho Português para os Refugiados, participa no debate “Refugiados: a nova guerra dos tempos de paz” que A Escola da Noite organiza na próxima sexta-feira, pelas 17h30.

Venha conhecer melhor o trabalho desta instituição e a situação dos refugiados no nosso país.

 

Tags: , ,

One Response to “O Conselho Português para os Refugiados”

  1. […] diretrizes em tempos de paz”, e Teresa Tito de Morais, presidente da direcção do Conselho Português para os Refugiados, será um dos oradores convidados do debate “Refugiados: a nova guerra dos tempos de […]