A Escola da Noite conhece os seus públicos

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A Escola da Noite e o Mestrado em Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra estão a desenvolver um estudo dos públicos que assistem aos espectáculos no Teatro da Cerca de São Bernardo.

O trabalho insere-se no âmbito da dissertação de Mestrado da aluna Sílvia Silva e decorre sob a orientação de Claudino Ferreira, professor da FEUC e investigador do Centro de Estudos Sociais. Tem como objectivo analisar as formas de relação que os públicos estabelecem com o teatro e com as peças da companhia, assim como melhorar os serviços prestado no TCSB.

A primeira fase deste estudo consiste na aplicação de um inquérito por questionário aos espectadores que assistem a “atravessando as palavras há restos de luz“, que a companhia tem em cena até ao próximo dia 26 de Abril.

Posteriormente, serão realizadas entrevistas mais aprofundadas a alguns dos espectadores e analisados os resultados de bilheteira.

Na sequência de outras colaborações anteriores, A Escola da Noite e a Faculdade de Economia pretendem que este trabalho seja o arranque de uma parceria mais duradoura, que funcione como observatório permanente dos públicos do TCSB e permita estabelecer comparações com outros equipamentos similares da região e do país.

O conhecimento das expectativas dos espectadores e da avaliação que fazem do trabalho artístico da companhia e da forma como são recebidos no Teatro é fundamental para que A Escola da Noite aperfeiçoe cada vez mais as suas estratégias de comunicação e os serviços colocados ao dispor do público do TCSB.

A companhia apela por isso à compreensão de todos os que a visitam, pedindo a melhor colaboração no preenchimento do inquérito distribuído na bilheteira. As respostas são anónimas e destinam-se apenas a tratamento estatístico.

Tags: , ,