CINEMA
XXY
de Lúcia Puenzo
seguido de debate com Ana Lúcia Santos (Associação Não Te Prives! – Grupo de defesa dos direitos sexuais)
5 de Junho
quinta-feira, 21h30
Drama > Argentina, 2007
M/16 > 86′ > TCSBar > entrada gratuita
org. Saúde em Português, no âmbito do Projecto Aguarela – Plano de Iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género
O filme conta a história de um/a adolescente intersexual – Alex, interpretado pela actriz Inés Efron. A sua condição de hermafrodita, motivada por uma mutação genética, dificulta a definição de sua orientação sexual, pelo menos até à adolescência.
Para proteger o/a filho/a do preconceito e deixar para que seja ele/a a fazer a opção sobre a sua sexualidade, antes de se submeter a tratamentos hormonais ou a cirurgias, os pais levam-no/a ainda criança para uma vila no litoral da Patagónia, onde desenvolvem pesquisa biológicas e criam o/a filho/a de forma livre.
Quando um outro adolescente se apaixona por Alex, sem saber da sua situação especial, a família passa a sofrer imensa pressão social.
Filme projectado por iniciativa da Saúde em Português, no âmbito do Projecto Aguarela – Plano de Iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género, que visa promover a sensibilização e informação da sociedade em geral e de públicos-alvo específicos sobre questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género.
http://www.filmmovement.com/theatrical/index.asp?MerchandiseID=139
Tags: Lucia Puenzo, Saúde em Português, XXY