“O Grande Incêndio”, de Roland Schimmelpfennig entra na última semana da temporada em Coimbra! Restam quatro apresentações, uma com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Os Sábados para a Infância voltam a receber o Taleguinho, desta vez com “Até cantar dá trabalho”, um concerto para toda a família com entrada gratuita.
Na próxima quarta-feira, Shahd Wadi apresenta o seu livro “Chuva de Jasmim” no Bar/Livraria do TCSB, às 18h00.

Últimos dias para ver “O Grande Incêndio” em Coimbra
“O Grande Incêndio”, de Roland Schimmelpfennig, prepara-se para as últimas quatro apresentações, em Coimbra – hoje, às 19h00; sexta e sábado, 13 e 14 de Junho, às 21h30 e domingo, 15 de Junho, às 16h00. A sessão de dia 13, sexta-feira, conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
O texto fala-nos de desastres naturais e de desastres culturais – dos que não podemos evitar e dos que criamos ou ajudamos a agravar, por acção ou omissão. De prenúncios a que só demasiado tarde prestamos atenção, do crescimento das desigualdades e das injustiças com que nos habituamos a conviver, da forma como deixamos que nos dividam, entre povos, entre vizinhos, entre famílias. Fala-nos, nas palavras do próprio autor, de “uma fenda entre mundos” que “cresce cada vez mais”.
De uma forma poética – afirma a encenadora –, a peça descreve-nos “como os amigos se convertem em inimigos, como os desastres naturais dividem o mundo em ricos e pobres e como aparecem as injustiças que enformam a vida das pessoas”.
Os bilhetes custam entre 5 e 10€ e podem ser reservados pelos contactos habituais do teatro e/ou adquiridos na ticketline e lojas habituais.

”O trabalho dá trabalho, mas… e o consolo que dá?”
Este sábado, dia 14, às 11h00, os Sábados para a Infância trazem “Até cantar dá trabalho”, do Taleguinho, um concerto para toda a família, no Jardim da Cerca de São Bernardo.
“O trabalho dá trabalho” e, quando assim é, os braços queixam-se de cansaço e “a voz inventa-lhe cantigas. Uma espécie de abracadabra para acompanhar o ceifar, o fiar, o aboiar, o recolher a rede, o partir o rochedo. Duas magias em vez de uma só!”
A entrada é gratuita. Tragam a vossa família e juntem-se a nós!

“liberto os meus rabiscos para que o «erro» se torne um verso, o povo um pássaro, o exílio um regresso e eu uma fronteira”
Na próxima semana, dia 18 de Junho, quarta-feira, às 18h00, Shahd Wadiregressa ao Bar/Livraria do TCSB, desta vez para apresentar o seu livro “Chuva de Jasmim”, na companhia de Catarina Martins e Raquel Lima.
“Rasgam as entranhas do meu corpo palestiniano frases e palavras em português, um idioma que ainda vou aprendendo. Resisto com toda a força, só algumas conseguem escapar. Aperto os lábios diante da impossibilidade de falar do meu corpo que não é, do seu lugar que é nunca. Não digo a nenhuma alma que não distingo o «cá» do «lá». Nem que as línguas e os desejos acontecem em mim em simultâneo. Não consigo, não consigo, não consigo soletrar o nome árabe de quem morreu ontem em Gaza, nem no dia seguinte. Fecho a boca perante o caminho da história da minha família que foi expulsa da sua terra após a catástrofe palestiniana Nakba, em 1948. Coloco a mão à frente da minha voz para evitar um erro de português, enquanto conto uma piada ou até um sonho de liberdade, mesmo se toda a liberdade. Não declamo nada. Aguento um golpe atrás de outro de um verso que me quis abandonar. Mantenho o silêncio.”
A jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho admite que “este será o primeiro livro palestiniano da poesia portuguesa. Ou vice-versa? Shahd Wadi fez de Portugal a sua morada — até que ir para casa seja possível. Enquanto a Palestina estiver ocupada, o mundo é a Palestina.”
A entrada é gratuita. Encontramo-nos na próxima quarta-feira?
TEATRO | ESTREIA
O Grande Incêndio
de Roland Schimmelpfennig
enc. Ánxeles Cuña Bóveda
A ESCOLA DA NOITE / SARABELA TEATRO
29 de Maio a 15 de Junho de 2025
quinta, 19h00
sexta e sábado, 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 100 min > 5 a 10€
sessões com interpretação em LGP
8 e 13 de Junho
domingo, 16h00 e sexta, 21h30
MÚSICA
Até cantar dá trabalho
TALEGUINHO
14 de Junho de 2025
sábado, 11h00
> Jardim da Cerca de São Bernardo
> M/3 > 40 min > entrada gratuita
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Chuva de Jasmim
de SHAHD WADI
com a presença da autora, Catarina Martins e Raquel Lima
18 de Junho de 2025
quarta, 18h00
> Bar/Livraria do TCSB
> entrada gratuita
org. Gender Workshop Series / CES
Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online