Últimos dias d’O Grande Incêndio em Coimbra e mais um espectáculo do Taleguinho no TCSB

“O Grande Incêndio”, de Roland Schimmelpfennig entra na última semana da temporada em Coimbra! Restam quatro apresentações, uma com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Os Sábados para a Infância voltam a receber o Taleguinho, desta vez com “Até cantar dá trabalho”, um concerto para toda a família com entrada gratuita.
Na próxima quarta-feira, Shahd Wadi apresenta o seu livro “Chuva de Jasmim” no Bar/Livraria do TCSB, às 18h00.

© Eduardo Pinto

Últimos dias para ver “O Grande Incêndio” em Coimbra
“O Grande Incêndio”, de Roland Schimmelpfennig, prepara-se para as últimas quatro apresentações, em Coimbra – hoje, às 19h00; sexta e sábado, 13 e 14 de Junho, às 21h30 e domingo, 15 de Junho, às 16h00. A sessão de dia 13, sexta-feira, conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
O texto fala-nos de desastres naturais e de desastres culturais – dos que não podemos evitar e dos que criamos ou ajudamos a agravar, por acção ou omissão. De prenúncios a que só demasiado tarde prestamos atenção, do crescimento das desigualdades e das injustiças com que nos habituamos a conviver, da forma como deixamos que nos dividam, entre povos, entre vizinhos, entre famílias. Fala-nos, nas palavras do próprio autor, de “uma fenda entre mundos” que “cresce cada vez mais”.
De uma forma poética – afirma a encenadora –, a peça descreve-nos “como os amigos se convertem em inimigos, como os desastres naturais dividem o mundo em ricos e pobres e como aparecem as injustiças que enformam a vida das pessoas”.
Os bilhetes custam entre 5 e 10€ e podem ser reservados pelos contactos habituais do teatro e/ou adquiridos na ticketline e lojas habituais.

”O trabalho dá trabalho, mas… e o consolo que dá?”
Este sábado, dia 14, às 11h00, os Sábados para a Infância trazem “Até cantar dá trabalho”, do Taleguinho, um concerto para toda a família, no Jardim da Cerca de São Bernardo.
“O trabalho dá trabalho” e, quando assim é, os braços queixam-se de cansaço e “a voz inventa-lhe cantigas. Uma espécie de abracadabra para acompanhar o ceifar, o fiar, o aboiar, o recolher a rede, o partir o rochedo. Duas magias em vez de uma só!”
A entrada é gratuita. Tragam a vossa família e juntem-se a nós!

“liberto os meus rabiscos para que o «erro» se torne um verso, o povo um pássaro, o exílio um regresso e eu uma fronteira”
Na próxima semana, dia 18 de Junho, quarta-feira, às 18h00, Shahd Wadiregressa ao Bar/Livraria do TCSB, desta vez para apresentar o seu livro “Chuva de Jasmim”, na companhia de Catarina Martins e Raquel Lima.
“Rasgam as entranhas do meu corpo palestiniano frases e palavras em português, um idioma que ainda vou aprendendo. Resisto com toda a força, só algumas conseguem escapar. Aperto os lábios diante da impossibilidade de falar do meu corpo que não é, do seu lugar que é nunca. Não digo a nenhuma alma que não distingo o «cá» do «lá». Nem que as línguas e os desejos acontecem em mim em simultâneo. Não consigo, não consigo, não consigo soletrar o nome árabe de quem morreu ontem em Gaza, nem no dia seguinte. Fecho a boca perante o caminho da história da minha família que foi expulsa da sua terra após a catástrofe palestiniana Nakba, em 1948. Coloco a mão à frente da minha voz para evitar um erro de português, enquanto conto uma piada ou até um sonho de liberdade, mesmo se toda a liberdade. Não declamo nada. Aguento um golpe atrás de outro de um verso que me quis abandonar. Mantenho o silêncio.”
A jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho admite que “este será o primeiro livro palestiniano da poesia portuguesa. Ou vice-versa? Shahd Wadi fez de Portugal a sua morada — até que ir para casa seja possível. Enquanto a Palestina estiver ocupada, o mundo é a Palestina.”
A entrada é gratuita. Encontramo-nos na próxima quarta-feira?

TEATRO | ESTREIA
O Grande Incêndio
de Roland Schimmelpfennig

enc. Ánxeles Cuña Bóveda
A ESCOLA DA NOITE / SARABELA TEATRO
29 de Maio a 15 de Junho de 2025
quinta, 19h00
sexta e sábado, 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 100 min > 5 a 10€
sessões com interpretação em LGP
8 e 13 de Junho
domingo, 16h00 e sexta, 21h30

MÚSICA
Até cantar dá trabalho
TALEGUINHO

14 de Junho de 2025
sábado, 11h00
> Jardim da Cerca de São Bernardo
> M/3 > 40 min > entrada gratuita
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Chuva de Jasmim
de SHAHD WADI

com a presença da autora, Catarina Martins e Raquel Lima
18 de Junho de 2025
quarta, 18h00
> Bar/Livraria do TCSB
> entrada gratuita
org. Gender Workshop Series / CES


Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

Comments are closed.