A companhia Sarabela, de Ourense, apresenta “Arraianos” no TCSB no próximo domingo, 1 de Outubro, pelas 16h00. O espectáculo é a adaptação de dois contos do prestigiado escritor e político Xosé Luiz Méndez Ferrín e integra a programação da Mostra de Teatro Galego, que decorre até 7 de Outubro.
Faça-nos companhia!
“Arraianos” é o título do livro publicado em 1991 que reúne um conjunto de contos sobre os habitantes da “Raia Seca” da província de Ourense (zona fronteiriça com o norte de Portugal). Foi distinguido com o Prémio da Crítica Galega, o Prémio da Crítica Espanhola e o Prémio Lousada Dieguez. São relatos perturbantes, que conduzem o leitor por mundos onde circulam “o erotismo, o mistério, a miséria, a consciência e a grandeza da alma e da vida”, adianta a companhia Sarabela. O grupo escolheu duas destas histórias – “Medias azuis” e “Lobosandaus” – e, através da adaptação feita por Fernando Dacosta e Ánxeles Cuña Bóveda, apresenta-nos os retratos de uma “gente transgressora, estranha, solitária ou esquiva, às vezes com um temperamento férreo e sagaz”.
A primeira relata a história de dois rapazes que vão cortejar duas irmãs gémeas, belas e saudáveis, e que, perante a impossibilidade do namoro, decidem maltratá-las e fazer pouco delas. Em “Lobosandaus”, as cartas que um jovem professor colocado na aldeia escreve para o seu tio (bispo na catedral de Ourense) revelam uma trama de possessão, em que se conjugam “o telúrico e o erótico, o mundo e o inframundo”. A racionalidade dá lugar ao “duplo feitiço dos ares remotos e da formosa Dorinda”, personagem central da história.
Com encenação de Ánxeles Cuña Bóveda e as interpretações de Fernando Dacosta, Fina Calleja, Elena Seijo, Sabela Gago, Fran Lareu, Fernando González e Vadim Yukhnevich (compositor e intérprete ao vivo da música original), o espectáculo é apresentado em Coimbra numa sessão única em horário de matiné: domingo, 1 de Outubro, às 16h00. Os bilhetes custam 10 Euros, com o habitual desconto de meio bilhete para estudantes, desempregados/as, maiores de 65 anos, menores de 30 anos e profissionais e amadores de teatro. Podem ser adquiridos online ou reservados pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
MAIS SARABELA NA MOSTRA DE TEATRO GALEGO
A presença da companhia Sarabela em Coimbra alarga-se ao Clube de Leitura Teatral, cuja sessão de Outubro, também integrada na Mostra de Teatro Galego, é coordenada pela directora do grupo, Ánxeles Cuña Bóveda. O texto escolhido é “4:48 Psicose”, de Sarah Kane, e a leitura pública acontece no Teatro Académico de Gil Vicente na terça-feira, dia 3 de Outubro, pelas 18h30. A entrada é livre.
Também com entrada gratuita e no mesmo local, a mesma Ánxeles Cuña Bóveda realiza uma masterclass no dia seguinte – quarta-feira, 4 de Outubro, pelas 11h00. É uma oportunidade para apresentar ao público da cidade o percurso de uma das mais importantes companhias profissionais de teatro da Galiza, com mais de 40 anos de história e mais de 30 anos de actividade profissional continuada. Assumindo o objectivo de fazer “um teatro vivo, arriscado, contemporâneo, coerente, com rigor, auto-crítica, responsabilidade e resistência”, Sarabela Teatro foi já distinguido com dezenas de prémios, entre os quais 44 Prémios María Casares, seis Prémios Compostela, cinco Prémios FETEN, um Prémio Celestina e um Prémio Abrente do Festival de Ribadavia pela sua trajectória. Foi Prémio da Cultura Galega em 2016. É responsável pela organização do FITO – Festival Internacional de Teatro de Ourense, pela MITEU – Mostra Internacional de Teatro Universitário e pela MOTI – Mostra de Teatro Infantil de Ourense. Desde 2003, o grupo teve oportunidade de se apresentar em Coimbra por cinco vezes, sempre no âmbito das relações de intercâmbio que há muitos anos mantém com A Escola da Noite e a Cena Lusófona.
A Mostra de Teatro Galego em Coimbra 2023 é uma organização d’A Escola da Noite e da Cena Lusófona, em parceria com quase uma dezena de outras instituições culturais da cidade. O programa, que se estende de 28 de Setembro a 7 de Outubro, inclui oito espectáculos e um conjunto diversificado de outras actividades, como exposições, leituras e oficinas, entre outras, num total de 20 iniciativas.