O Diabo seja surdo | Taleguinho

"Costurar cantigas e histórias", Taleguinho (Estreia no TCSB, Fevereiro/2015)

“Costurar cantigas e histórias”, Taleguinho (Estreia no TCSB, Fevereiro/2015)

Cúmplices desde a primeira hora do projecto “Sábados para a Infância no TCSB”, Catarina Moura e Luís Pedro Madeira – o Taleguinho – já aqui estrearam três espectáculos: “Costurar cantigas e histórias” (Fevereiro/2015), “Ficar a ver estrelas” (Dezembro/2015) e “O Mundo ao Colo” (Outubro/2016).
Aceitaram agora o desafio para brincar com o Diabo e propõem uma oficina de cantigas, lengalengas e trava-línguas da tradição oral portuguesa. Com uma primeira sessão no dia 3 de Dezembro, a oficina prevê a apresentação pública dos resultados no dia de encerramento do ciclo “Diabruras e outras artes…”, a 8 de Dezembro.

OFICINA DE CANTIGAS, LENGALENGAS E TRAVA-LÍNGUAS DA TRADIÇÃO ORAL PORTUGUESA
O Diabo seja Surdo
Taleguinho
3 de Dezembro de 2016
Sábado, 11h00 – 13h00
5 aos 12 anos > 2 horas
preço: 6 Euros
[integrada no ciclo “Diabruras e outras artes para meninos que são uns anjos”]

TALEGUINHO
(Catarina Moura e Luis Pedro Madeira)
Cantigas como pedacinhos de tecido, cosidas umas às outras como se fossem dias e noites. Ou como se fossem vidas.
Diz a mãe à filha que “esta cantiga de embalar que te cantei há pouquinho, cantava-ma a mim a minha mãe como a mãe dela lha cantava”. Cantigas são, mas são também adivinhas, provérbios e trava-línguas, dizeres – uns – com cara de quem já foi mouro, outros que são passos de judeus. Cantigas, adivinhas, provérbios e trava-línguas que são daqui e dali, de agora e de há tanto tempo, como mosaicos de pano que o tempo teceu e a vida coloriu, memórias de gente antiga. A tingir de vozes os tempos que hão de vir!

Comments are closed.