“Novas diretrizes” em Braga e em Sintra

A Escola da Noite volta a apresentar em Portugal “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. A 6 e 9 de Junho, o espectáculo será apresentado em Braga, no Theatro Circo, e em Sintra, na Casa de Teatro.

IMG_6862

“Novas diretrizes em tempos de paz”, do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país.
Numa altura em que às tragédias humanitárias sistematicamente ocorridas na costa mediterrânica se vêm juntar crescentes restrições à mobilidade interna e aumenta o discurso xenófobo em vários países da Europa, o tema da imigração e dos refugiados de guerra mantém-se muito mais actual do que gostaríamos. Para além disso, a conversa entre as duas personagens e o confronto das suas memórias oferece ao público um retrato das grandes questões que marcaram o século XX e uma surpreendente e pujante metáfora sobre o papel do teatro e da arte na vida das pessoas.

O espectáculo é a 59ª produção d’A Escola da Noite e estreou em Janeiro de 2013. É um dos espectáculos mais viajados da história da companhia. A sua digressão passou já por mais de 20 localidades nacionais e estrangeiras, incluindo Lisboa, Rio de Janeiro, Luanda e Santiago de Compostela. Chega agora ao Theatro Circo, uma sala que a companhia conhece bem, e a Sintra, onde A Escola da Noite se apresenta pela primeira vez, graças ao convite do Chão de Oliva, grupo que na passada semana se apresentou no Teatro da Cerca de São Bernardo.

DIR201401_EduardoPinto

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
pel’A Escola da Noite