Maio é um mês repleto de teatro na Cerca de São Bernardo. Para além dos dois novos espectáculos d’A Escola da Noite (um deles em estreia absoluta), a companhia recebe na sua casa duas peças da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, no âmbito da rede Culturbe.
“O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, estreado há menos de um mês na cidade de Évora, chega a Coimbra no dia 16 de Maio para uma temporada de duas semanas. Com encenação de António Augusto Barros, esta co-produção com o Cendrev apresenta um elenco misto. Três prostitutas – Dilma, Célia e Leninha (interpretadas, respectivamente, por Rosário Gonzaga, Ana Meira e Maria João Robalo) – partilham o quarto onde vivem e trabalham. O proprietário do prostíbulo (Giro/José Russo) exerce pressão sobre elas para que aumentem a produtividade, socorrendo-se sempre que necessário de Osvaldo, o seu capanga (Miguel Lança).
O espectáculo está em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo até 27 de Maio, de terça a sábado à noite e aos domingos à tarde.
em estreia: Santíssima Apunhalada
Apenas uma semana depois da estreia em Coimbra de “O Abajur Lilás”, A Escola da Noite estreia um novo espectáculo, apresentado em horário alternativo. Na sequência do trabalho que vem desenvolvendo em torno da dramaturgia espanhola contemporânea, a companhia apresenta agora “Santíssima apunhalada”, peça curta de Antonio Onetti, um dos autores que recentemente vieram a Coimbra a convite d’A Escola da Noite. O espectáculo tem encenação e interpretação de Igor Lebreaud e Miguel Magalhães: na Sevilha dos dias de hoje, nas vésperas da Semana Santa, um ladrão mal encarado e um travesti anafado e cinquentão encontram-se num jardim, sob o olhar da Virgem, a quem alguém roubou as jóias.
Com a duração aproximada de 30 minutos, o espectáculo estreia a 22 de Maio e é apresentado ao final da tarde (19h00), numa curta temporada de seis dias consecutivos (terça a domingo).
dois espectáculos da ACTA
Logo após as temporadas dos novos espectáculos d’A Escola da Noite, é a vez da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve regressar ao palco do TCSB, com uma proposta dupla: “Laço de Sangue” e “Cavalo manco não trota”, ambos com intepretação de Luís Vicente, director artístico do grupo (ao qual se junta, no primeiro caso, o actor Mário Spencer).
TCSB
Maio 2012 – programação
Teatro
[estreia em Coimbra]
O Abajur Lilás
de Plínio Marcos
A Escola da Noite / Cendrev
encenação António Augusto Barros interpretação Ana Meira, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Lança, Rosário Gonzaga cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos Ana Rosa Assunção luz António Rebocho música André Penas
16 a 27 de Maio
terça a sábado, 21h30; domingos, 16h00
M/16 > 1h40 c/ intervalo > 5 a 10,00
Teatro
[estreia]
Santíssima Apunhalada
de António Onetti
A Escola da Noite
tradução Clara Riso encenação e interpretação Igor Lebreaud e Miguel Magalhães figurinos e elementos cénicos Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Eduardo Gama
22 a 27 de Maio
terça a domingo, 19h00
M/12 > 25′ > preço único: 5,00
Teatro
Laço de Sangue
de Athol Fugard
ACTA – Companhia de Teatro do Algarve
encenação Luís Vicente interpretação Luís Vicente e Mário Spencer
29 de Maio terça-feira, 21h30
M/12 > 1h10 > 5 a 10,00
Cavalo manco não trota
de Luis del Val
ACTA – Companhia de Teatro do Algarve
encenação Bruno Martins interpretação Luís Vicente
30 de Maio
quarta-feira, 21h30
M/16 > 1h20 > 5 a 10,00 Euros
Tags: ACTA, Antonio Onetti, Athol Fugard, Bruno Martins, Cavalo Manco Não Trota, CULTURBE, Luis Vicente, Maria João Robalo, O Abajur Lilás, Plínio Marcos, Santíssima Apunhalada