Acolhemos hoje, no TCSB, a estreia do mais novo espectáculo da marionet: “Ego”, de Carl Djerassi.
Acompanhamos há muito o percurso desta singular estrutura de criação artística, que soube conquistar um lugar próprio no teatro português. Esse lugar é marcado pela exploração das ligações entre o teatro e a ciência mas também pela combinação em palco de diferentes linguagens artísticas, pela experimentação, pela vontade de correr riscos, pela exigência e pela seriedade na abordagem a cada novo projecto, pelo compromisso inquebrantável com a arte teatral e os seus públicos.
O Mário Montenegro, seu fundador e director artístico, é um companheiro de estrada d’A Escola da Noite, que ajudou a fazer muitos dos bons momentos do nosso caminho, como “A Serpente”, “Pranto”, “Os Persas”, “Jacques e o seu amo”, “Além as estrelas são a nossa casa” e a trilogia “1.José 2.Rubem 3. Fonseca“. Sabemos bem – nós e o nosso público – de que matéria artística e humana ele é feito.
Em boa hora decidiu seguir o seu próprio rumo. Faz-nos falta, claro, mas o teatro em Portugal estaria mais pobre se ele não tivesse criado a marionet e nós todos devemos-lhe isso. Ficamos contentes de cada vez que podemos dar uma pequena ajuda e é um privilégio para o TCSB receber a estreia mundial da versão portuguesa do texto que Djerassi escreveu inspirado por Fernando Pessoa.
Desta vez houve um problema e a estreia teve de ser adiada alguns dias. Eis o teatro: sujeito às fragilidades da condição humana e ao mesmo tempo palco de impressionantes provas de capacidade de superação. Nas duas últimas semanas, fomos testemunhas do esforço e da tenacidade de um grupo de pessoas empenhadas em mostrar-vos o seu trabalho. Gente que não desistiu nem abdicou da alegria desta maravilhosa reunião de vontades e afectos que é o teatro.
Por tudo isto, a toda a equipa do “Ego” e ao Mário Montenegro em particular desejamos hoje um sonoro MUITA MERDA!
TEATRO
Ego
de Carl Djerassi
pela marionet
texto Carl Djerassi discussão e ideias Filipe Eusébio, Joana Macias, Mário Montenegro, Teresa Girão encenação e tradução Mário Montenegrointerpretação Filipe Eusébio, Joana Macias, Mário Montenegro espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem Pedro Andrade banda sonora original Marcelo dos Reis iluminação e direcção técnica Mafalda Oliveirafotografia de cena Francisca Moreira penteados Carlos Gago – Ilídio Design produção executiva Teresa Girão
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
17, 18, 19, 25 e 26 de Abril
sexta e sábados, 21h30 > domingos, 16h00
M/16 > 120′
preços: 10,00 (bilhete normal); 6,00 (estudantes, jovens, M/65 anos, profissionais e amadores de teatro, profissionais de ciência); 5,00 (quintas-feiras, entidades protocoladas com o TCSB, grupos de 10 ou mais pessoas)
PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA
CONVERSA
a influência da obra e heteronímia de Fernando Pessoa na peça “Ego”
com António Apolinário Lourenço (professor FLUC) e José Luís Pio Abreu (psiquiatra, professor FMUC)
19 de Abril
domingo, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita
informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Tags: Carl Djerassi, Ego, Filipe Eusébio, Mario Montenegro, Marionet