Esta semana no TCSB: Leitura, Performance e Marionetas

Temos mais uma semana repleta de propostas no TCSB. Ricardo Correia traz a sua peça “Call Center” ao Clube de Leitura Teatral, a Bienal Ano Zero oferece a performance “The Divine Cypher”, de Ana Pi, e as Marionetas de Mandrágora juntam-se pela primeira vez aos Sábados para a Infância.

“Call Center”, de Ricardo Correia – ensaio de ontem à tarde, no Bar/Livraria do TCSB (foto © Cláudia Cláudio)

O actor, encenador e dramaturgo Ricardo Correia, um dos fundadores e coordenadores do Clube de Leitura Teatral, dirige a sessão de Junho desta iniciativa conjunta do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite. A peça escolhida, da sua autoria, é “Call Center”, uma peça para sete vozes construída a partir de testemunhos de trabalhadores de call centers. A leitura pública, que como sempre tem entrada gratuita, acontece já hoje, 7 de Junho, pelas 18h30, no Bar/Livraria do TCSB.

TEATRO | LEITURA
Call Center — Leitura dirigida por Ricardo Correia
CLUBE LEITURA TEATRAL
7 de Junho de 2022
terça-feira, 18h30
Bar/Livraria do TCSB > 90 min > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

“The Divine Cypher”, de Ana Pi (foto © Daniel Nicoalevsky)

No âmbito da programação da Bienal Ano Zero, temos o prazer de acolher no TCSB a performance “The Divine Cypher”, de Ana Pi. O espectáculo assenta na pesquisa poética e política que a artista tem vindo a desenvolver no Haiti sobre os gestos sagrados ancestrais e a sua perpetuação na imaginação. Circulando entre imagens e dança, ficção e viagem no tempo, “The Divine Cypher” é uma peça inspirada nas investigações e obras transdisciplinares de duas criadoras que estudaram a cultura haitiana: a cineasta experimental Maya Deren e a sua antecessora, a bailarina, coreógrafa e antropóloga Katherine Dunham.
Bolseira do Museu de Arte Moderna de Nova York e do Instituto Cisneros, instituições que apoiam este trabalho, a artista observa como as danças sagradas foram preservadas e como ressoam hoje. Que memória há delas? Qual o papel do vídeo na transmissão destas práticas? Como expandir essa cifra, este conjunto de gestos fantásticos?
O espectáculo acontece amanhã, quarta-feira, 8 de Junho, pelas 19h00. Os bilhetes têm o preço único de 5 Euros e podem ser comprados na ticketline ou reservados pelos contactos habituais do Teatro.

PERFORMANCE
The Divine Cypher
ANA PI

8 de Junho de 2022
quarta-feira, 19h00
M/6 > 60 min > 5€
org. Anozero — Bienal de Coimbra

“Aurora”, Teatro e Marionetas de Mandrágora

O teatro de marionetas vai ganhando uma presença cada vez mais regular nos nossos Sábados para a Infância. Para o dia 11 de Junho, convidámos a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que apresenta em Coimbra o espectáculo “Aurora”. O projecto assume como essência “a busca das lendas, tradições e raízes do norte do país”, em particular do Parque Nacional da Peneda Gerês – a criação do espectáculo foi promovida pela Adere – Peneda Gerês, em parceria com a Ardal – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima e com os cinco Municípios do Parque Nacional: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Em palco, as intérpretes Filipa Mesquita e Joana Martins darão vida a Aurora, elemento cuidador da natureza, que vive “nas entranhas da Montanha”, que todos os dias se enche de luz e de cor. Mas um dia – adianta a companhia – tudo muda: “a floresta de Aurora é devastada por um grande incêndio, que a obriga a fugir para outro espaço. Aurora encontra assim a Cidade, que lhe parece maravilhosa. Mas na cidade nem tudo é luz, há sombra, e Aurora perde-se num caminho que pode ser sem volta”.
O espectáculo é recomendado para crianças a partir dos 6 anos. Os bilhetes custam 10 Euros (adulto+criança) ou 6 Euros (bilhete individual) e podem também ser adquiridos online ou reservados directamente com o Teatro.

TEATRO DE MARIONETAS
Aurora
TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA

11 de Junho de 2022