Diário do festival (sábado)

 

 

O Festival aproxima-se rapidamente do fim. No penúltimo dia, a noite foi preenchida com a apresentação de dois espectáculos em simultâneo: “Hotel de Província”, do Teatro das Beiras, em Lamego, e “Concerto à la carte”, da Companhia de Teatro de Braga, em Castro Daire. Duas propostas muito diferentes, a comprovar a diversidade estética que preservamos no interior da Plataforma e que apenas reforça a coesão do grupo.

O dia ficaria no entanto ensombrado pelo falecimento de uma familiar próxima do Vereador da Cultura de Castro Daire, a quem gostaríamos de expressar a nossa solidariedade. O facto causou grande consternação entre a população do concelho e acabou por condicionar a realização do debate com associações culturais locais, agendado para a tarde. Ainda assim, tivemos oportunidade de conhecer e de falar informalmente com Luis Martinez, um dos responsáveis pelo Club Recreativo e Musical Rerizense. Fundado em 1876, a colectividade manteve-se sempre em actividade ao longo destes 133 anos, tendo actualmente a funcionar três grupos de teatro, uma escola de música e uma filarmónica – feito verdadeiramente notável, tanto mais que o responsável nos assegura que ela envolve várias dezenas de jovens de toda a freguesia e mesmo de localidades limítrofes.

Para o último dia, domingo, agendámos a habitual reunião de balanço entre os responsáveis da companhias, da qual sairá um documento com as principais conclusões dos trabalhos e a designação oficial da próxima companhia a organizar o Festival, já em 2010. À tarde, Gil Vicente regressa aos palcos de Montemuro, pela mão da ACTA – “Auto da Índia”, em Campo Benfeito, pelas 16h00.

Logo depois, uma grande festa de encerramento atenuará a dificuldade das despedidas, aguçando o apetite para os próximos encontros entre estas seis estruturas.

Venha festejar connosco!

Tags: , , , , , , ,

Comments are closed.