Dezembro no TCSB

A estreia do novo espectáculo d’A Escola da Noite é o grande destaque da programação de Dezembro do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec, é uma denúncia mordaz da violência e do absurdo dos regimes totalitários, feita a partir da experiência comunista na Roménia, na segunda metade do século XX.
No mês em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o tema percorre toda a programação do TCSB. Para além das iniciativas associadas à preparação do espectáculo, terão lugar no bar do Teatro duas apresentações de livros: “Tempos difíceis”, uma colectânea de textos originalmente publicados na edição portuguesa do jornal “Le Monde Diplomatique”, e “Que luz estarias a ler?”, de João Pedro Mésseder e Ana Biscaia, um projecto em memória das cinco centenas de crianças mortas pelos bombardeamentos em Gaza, em Julho e Agosto de 2014.

ed6f8a131f2a597cf51324253fc8ace1

Ainda a caminho da estreia, A Escola da Noite continua a propor um conjunto de actividades que visa contextualizar o espectáculo, a partir de dois dos seus temas essenciais. A 2 de Dezembro, é exibida a gravação de “As Lições”, que Ricardo Pais encenou para o Teatro Nacional de São João. O espectáculo foi construído a partir da peça “A Lição”, de Eugène Ionesco, autor considerado como o fundador do Teatro do Absurdo e a quem Visniec dedica o texto que está a ser montado pel’A Escola da Noite. Um dia depois da segunda sessão de “Quiz” (um concurso de perguntas de cultura geral, que inclui uma secção temática, inspirada pelo espectáculo), marcada para 4 de Dezembro, é exibido o aclamado documentário de Andrei Ujica “Auto-biografia de Nicolae Ceausescu”, que retrata os últimos anos no poder do ditador romeno. A 10 de Dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), A Escola da Noite realiza um ensaio aberto e acolhe um debate sobre o tema, co-organizado pela Associação dos Profissionais de Serviço Social.

Livros no bar do Teatro
Os dois lançamentos de livros agendados para Dezembro são reflexo da pertinência e da universalidade do tema dos direitos humanos. “Tempos difíceis” recolhe um conjunto de textos que vários investigadores das ciências sociais escreveram “a partir de conversas com operários, empregadas de limpeza, professores de música, operadores de call-center e outros ‘cidadãos comuns’”. Originalmente publicados na edição portuguesa do jornal “Le Monde Diplomatique”, os textos oferecem um retrato do Portugal de hoje, pela voz daqueles que demasiadas vezes ficam submersos na frieza das estatísticas. A sessão de apresentação no TCSB está marcada para 3 de Dezembro. Para além da leitura de excertos de alguns dos textos, contará com a participação de quatro dos autores: João Baía, João Rodrigues, José Soeiro e Nuno Teles.
A 20 de Dezembro, é apresentado, também no bar/livraria do TCSB, um projecto especial de João Pedro Mésseder (texto) e Ana Biscaia (ilustração). Sensibilizados pelas imagens que percorreram o mundo no Verão passado, aquando dos últimos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, os autores dedicam o pequeno livro às cinco centenas de crianças que perderam a vida em consequência desses ataques.

Flores de Livro
Em mês de Natal, A Escola da Noite e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra oferecem ainda mais uma prenda aos seus espectadores. Haverá cinco sessões especiais de “Flores de Livro” (sábados e domingos, entre 7 e 21 de Dezembro), num formato alargado e dirigido a crianças entre os 6 e os 12 anos. Cláudia Sousa propõe “um conjunto de actividades que promovem a descoberta, a reflexão e a expressão à volta do tema do nascimento”. Os livros continuam a ter um papel central, mas também as artes plásticas e a música servem de ponto de partida para jogos e actividades práticas (incluindo exercícios de escrita e de ilustração), que inspiram o lado criativo dos participantes.

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo
Dezembro 2014

TEATRO FILMADO*
As Lições
a partir de “A Lição”, de Eugène Ionesco
pelo Teatro Nacional de São João (enc. Ricardo Pais, 1998)

aslicoes
terça-feira, 2 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > entrada gratuita

APRESENTAÇÃO DE LIVRO | DEBATE
Tempos Difíceis: as pessoas falam sobre a sua vida e o seu trabalho
com João Baía, João Rodrigues, José Soeiro e Nuno Teles
leitura de excertos do livro por João Alves, João Amorim, Rafael Cid

capa tempos difíceis

quarta-feira, 3 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > entrada gratuita
org. Le Monde Diplomatique – edição portuguesa e Outro Modo

CONCURSO*
Quiz
inclui secção inspirada pelo espectáculo
“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
quinta-feira, 4 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > participação gratuita

DOCUMENTÁRIO*
Auto-biografia de Nicolae Ceausescu
de Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180?

Autobiografia-lui-Nicolae-Ceausescu03 sexta-feira, 5 de Dezembro, 21h30
2 Euros

OFICINA PARA CRIANÇAS
Flores de Livro – especial de Natal: Nascer (nas Artes)
por Cláudia Sousa
7 a 21 de Dezembro
sábados e domingos, 11h00 – 13h00
crianças dos 6 aos 12 anos
participação gratuita, mediante inscrição
org. Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

ENSAIO ABERTO / DEBATE*
Dia Internacional dos Direitos Humanos

cartaz apss
quarta-feira, 10 de Dezembro, 18h00
entrada gratuita
org. APSS – Associação dos Profissionais de Serviço Social

TEATRO (ESTREIA)
Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres
de Matéi Visniec
pel’A Escola da Noite
18 a 21 de Dezembro
quinta a sábado, 21h30
domingo, 16h00
5 a 10 Euros

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Que luz estarias a ler?
de João Pedro Mésseder e Ana Biscaia

capa e contracapa pedro escola noite 20 de Dezembro
sábado, 18h00
entrada gratuita

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
* iniciativas no âmbito da preparação do espectáculo “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.