Conversa com Romulus Neagu e Cláudia Galhós

“to our nothing…”, de Romulus Neagu (foto © Tomás Pereira)

A dança é um lugar que já não é só meu: Conversa com Romulus Neagu e Cláudia Galhós

Bucareste. Braga. Zurique. Viseu. Lisboa. Porto. Karina Saporta. Joseph Nadj. Paulo Ribeiro. Madalena Victorino. Leonor Keil. Felix Lozano. “Sagração da Primavera?” (1998) “O Ensaio de um Eros possível…” (em parceria com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, núcleo de Viseu, 2006), “Banco do Tempo” (2014, em parceria com o filho, Tiberius, então com 10 anos)…

A viagem pela história da dança de Romulus Neagu é uma viagem por diálogos entre tempos, geografias, sensibilidades, memórias políticas e poéticas que atravessam o corpo e interrogam a própria dança. É sobre tudo isto que vamos conversar, a antecipar a apresentação de “to our nothing…” (dia 13 de abril, TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito do festival Abril Dança em Coimbra).

Em “to our nothing…” Romulus Neagu questiona, através do corpo e das suas danças, quem é hoje, num exercício de interrogação sobre memória e construção de identidade feita de esquecimentos, invenções e acontecimentos, que compõem gestos e afectos na relação com pessoas, objectos e o espaço. As histórias que surgem em cena geram o enigma entre o desdobramento do ser: a pessoa, o intérprete e a personagem.

Vamos lá atrás, à história pessoal e artística de Romulus Neagu para saber quem é, abrindo espaço para encontros vários, que passam pela procura da possibilidade de um “#ID Corpo Futuro” (trabalho inclusivo, desenvolvido com pessoas com trissomia 21, de 2022), com a sensibilidade do gesto artístico e político de quem interroga a vivência de um lugar, uma cidade, intergeracional, esse espaço onde coexistimos, “um lugar que já não é só meu”, que dá título ao projecto educativo que está a desenvolver e teve uma primeira fase em Braga, no início deste ano.

Cláudia Galhós

CONVERSA
Conversa com Romulus Neagu e Cláudia Galhós
10 de Abril de 2024
quarta-feira, 18h30
> Bar/Livraria do TCSB
> entrada livre

DANÇA
to our nothing…
ROMULUS NEAGU

13 de Abril de 2024
sábado, 21h30
> M/10 > 50 min > 5 a 10€

no âmbito do Festival Abril Dança Coimbra 2024
org. TAGV, Convento São Francisco, Teatrão e A Escola da Noite

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

Comments are closed.