“Casa Tomada” em Coimbra, “O Homem do Caminho” em Lisboa

Esta semana, A Escola da Noite entra na segunda semana da temporada de “Casa Tomada” no TCSB e leva “O Homem do Caminho” ao Teatro Taborda, em Lisboa.
Natália Luiza dirige a sessão de hoje do Clube de Leitura Teatral.
No âmbito dos Sábados para a Infância, recebemos o Teatro Alternativo com “A Casa dos Contos”.

“Casa Tomada” © Eduardo Pinto

Segunda semana de “Casa Tomada”
“Casa Tomada”, o mais recente espectáculo d’A Escola da Noite, entra na segunda semana da temporada no TCSB. Pensado e construído como um poema cénico, “Casa Tomada” vive de luz, som, vídeo e tempo – passado, presente e futuro. O espectáculo tem como tema a situação de refugiados em deslocação entre casas, campos, tempos e vidas que lhes fogem das mãos num piscar de olhos. O tempo passa, mas há coisas que ficam – sacos, molduras, vozes e cheiros que os levam de volta a casa por instantes que sejam.
Construído, em processo colaborativo, a partir do conto homónimo de Julio Cortázar, o novo espectáculo da companhia é uma concepção e encenação de Silvana Garcia, com interpretação de Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. Por outro lado, conta com a cenografia e os figurinos de Rachel Caiano, a música original de Luís Pedro Madeira e a iluminação de Danilo Pinto para construir a narrativa.
Cumpre temporada, no TCSB, até 26 de Maio, com espectáculos de quinta a domingo. As sessões a 10 e 19 de Maio, sexta e domingo, contam com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. No dia 11 de Maio, sábado, após o espectáculo, haverá uma conversa com a equipa artística.
Os bilhetes custam 10 Euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a estudantes, desempregados/as, maiores de 65 anos, menores de 30 anos, profissionais e amadores de teatro e à quinta-feira. Podem ser reservados pelos contactos do teatro e adquiridos na ticketline e lojas habituais.

Casa Tomada
enc. Silvana Garcia
A ESCOLA DA NOITE

até 26 de Maio de 2024
quinta-feira, 19h00
sexta e sábado, 21h30
domingo, 16h00
> M/14 > 90 min > 5 a 10€

sessões com interpretação em LGP
10 e 19 de Maio
sexta-feira, 21h30, domingo, 16h00

conversa com a equipa artística
11 de Maio, sábado, 23h00

“O Homem do Caminho” © Carolina Lecoq

“O Homem do Caminho” em Lisboa
“O Homem do Caminho” é a terceira peça de Plínio Marcos apresentada pel’A Escola da Noite e conta com a adaptação e a encenação de José Caldas. A interpretação está a cargo de Allex Miranda, do próprio José Caldas e ainda de Juliana Roseiro. O encenador partilha as autorias do espaço cénico (com Ana Rosa Assunção, responsável pelos figurinos), da música (com Allex Miranda) e do desenho de luz (com Danilo Pinto).
Depois de uma digressão internacional com passagens pela Galiza, pela Guiné-Bissau e por várias localidades portuguesas, esta co-produção entre A Escola da Noite e a Quinta Parede, estreada em Coimbra em Junho de 2023, chega agora a Lisboa para quatro apresentações no Teatro Taborda. As sessões têm lugar entre 9 e 12 de Maio: quinta, às 19h30; sexta e sábado, às 21h00; domingo, às 16h30. O espectáculo é recomendado para maiores de 16 anos e tem a duração de 60 minutos.
Os bilhetes, cujo preço varia entre os 6 e os 8 euros, podem ser comprados online, ou reservados pelos contactos 924 213 570 / producao@teatrodagaragem.com.

O Homem do Caminho, de Plínio Marcos
enc. José Caldas
A ESCOLA DA NOITE / QUINTA PAREDE
Teatro Taborda, Lisboa
9 a 12 de Junho de 2024
quinta, 19h30
sexta e sábado, 21h00
domingo, 16h30
> M/16 > 60 min > 6 a 8€

Natália Luiza © Teatro Meridional

Natália Luiza no Clube de Leitura Teatral
A encenadora e actriz Natália Luiza dirige a próxima sessão do Clube de Leitura Teatral, hoje, às 18h30, na Cena Lusófona, com entrada gratuita.
Natália Luiza escolheu a peça “Um dia sonhei que surgia uma cobra”, de Mariana Antão – um texto que aborda as dificuldades em falar das memórias e do passado no seio de uma família portuguesa que viveu em Moçambique antes da independência deste país. “Onde ficam as histórias de quem viveu em liberdade antes da Liberdade?” – pergunta a autora, assumindo a necessidade de “quebrar o silêncio” para não “sufocar num grito”.
No dia seguinte, a artista dirige uma masterclass sobre o seu percurso artístico, intimamente ligado ao percurso do Teatro Meridional, companhia da qual é co-directora. A entrada é livre.
Clube de Leitura Teatral é um projecto co-organizado com o Teatro Académico de Gil Vicente, que tem como objectivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Junte-se a nós, hoje, dia 7 de Maio, às 18h30, na Cena Lusófona!

TEATRO | LEITURA
Um dia sonhei que surgia uma cobra, de Mariana Antão
Leitura dirigida por Natália Luiza

CLUBE DE LEITURA TEATRAL
7 de Maio de 2024
terça-feira, 18h30
> Sala Brincante da Cena Lusófona
> 90 min > entrada gratuita
co-org. TAGV / A Escola da Noite

TEATRO | MASTERCLASS
Masterclass com Natália Luiza
CLUBE DE LEITURA TEATRAL
8 de Maio de 2024
quarta-feira, 11h00
> Cena Lusófona
> 90 min > entrada gratuita
co-org. TAGV / A Escola da Noite

“A Casa dos Contos” © Carolina Vieira

“A Casa dos Contos”, pelo Teatro Alternativa
No âmbito dos Sábados para a Infância no TCSB, este sábado, dia 11 de Maio, às 11h00, recebemos o Teatro Alternativo com “A Casa dos Contos”, um espectáculo de teatro para toda a família.
“A Casa dos Contos”, a partir do livro de Anik Le Ray e com ilustrações de Rébecca Dautremer, “Rafael e o Segredo de Leonor”, conta a história de um menino que recebe de herança uma Biblioteca, mas não uma Biblioteca como as outras, esta esconde um segredo…
A aventura começa quando um pintor com os seus pincéis, paleta e livro gráfico vai desvendando a história com a ajuda das imagens que passam na tela.
Os bilhetes têm o preço único de 5 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do teatro. Encontramo-nos sábado, às 11h00, no TCSB.

A Casa dos Contos
TEATRO ALTERNATIVO