“Cabaret Vian – Recital” com lotação esgotada

“Cabaret Vian – Recital”, fotografia de ensaio © Eduardo Pinto

As três sessões de Cabaret Vian – Recital, este fim-de-semana no TCSB, encontram-se com a lotação esgotada.

No âmbito das comemorações dos 30 anos d’A Escola da Noite, que decorrem entre Março de 2022 e Março de 2023, chegou a hora da festa. Sob a direcção musical de Jorri e Luís Pedro Madeira, parceiros musicais da companhia em vários momentos inesquecíveis, um grupo de músicos da cidade (Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Raquel Ralha e Vânia Couto) transforma-se na banda residente do Cabaret Vian, que é inaugurado esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro, em pleno palco do TCSB.
No palco e entre as mesas, esta luxuosa equipa junta-se ao elenco permanente d’A Escola da Noite (Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash) para interpretar uma selecção de canções e poemas do escritor francês Boris Vian (1920-1959). O guião e direcção cénica são de António Augusto Barros, co-fundador e director artístico d’A Escola da Noite, que, ainda no TEUC, nos anos 80 do século XX, escreveu e co-encenou o espectáculo “Borisvilândia”, a partir do mesmo autor.
Repartido em três “sets” como num clube de jazz, o alinhamento inclui alguns dos mais célebres poemas e canções de Vian e fragmentos dos romances “A espuma dos dias” e “O arranca corações” e do conto “As formigas”. A escolha proporciona uma visão abrangente das principais linhas que caracterizam a obra do escritor, nos temas e na forma: o amor, o humor (muitas vezes negro ou sarcástico), a ironia, o lugar da arte, o gosto pela liberdade (a começar pela liberdade de criação e de invenção de palavras, seres vivos e artefactos), o exercício da insubmissão, o inconformismo, a denúncia do capitalismo e – sempre – a recusa do militarismo. Como consequência inevitável, e a todo o tempo, Vian propõe reflexões e expõe perplexidades em torno da relação do indivíduo com a comunidade e com as normas e estruturas sociais que em nome desta são criadas e impostas.

TEATRO | MÚSICA (ESTREIA)
Cabaret Vian – Recital
A ESCOLA DA NOITE

9 a 11 de Dezembro de 2022
sexta e sábado, 21h30
domingo, 18h00
M/14 > 120 min. > 5 a 10 Euros

textos Boris Vian  guião e direcção cénica António Augusto Barros  direcção musical Jorri e Luís Pedro Madeira figurinos e adereços Ana Rosa Assunção interpretação Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash músicos/as Gonçalo Parreirão (guitarra, baixo, sintetizador e trompete), Ismael Silva(marimba, vibrafone e percussão), João Mortágua (saxofone), Jorri (auto-harp, contra-baixo, harmonium, percussão, toy piano), Luís Pedro Madeira (teclados e banjo), Raquel Ralha (voz), Vânia Couto (voz) luz Danilo Pinto e Diogo Lobo som Zé Diogo vídeo Eduardo Pinto cabelos Carlos Gago

Comments are closed.