Benfeita

benfeita01

“Torre da Paz”, na Benfeita (foto: Bruno Ramos / ADXTUR)

[A Benfeita] é uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto. Situada entre Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor, fica próxima da Fraga da Pena e da Mata da Margaraça, que é uma das mais importantes florestas caducifólias do País.
É a única aldeia no Mundo que exalta a paz com uma torre, um sino e um relógio. A torre sineira desta “aldeia branca” celebra o fim da II Guerra Mundial com 1.620 badaladas todos os dias 7 de maio.

site das Aldeias do Xisto

Também por causa da história desta torre, é com especial prazer que levamos à Benfeita a história de Clausewitz e Segismundo, passada no Rio de Janeiro (Brasil), em 18 de Abril de 1945, a poucos dias do Armistício.

Em todo o lado se esperava ansiosamente pelo fim da Guerra. E em todo o lado, e sempre, é importante celebrar a paz.

Venha fazê-lo connosco!

NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ

de Bosco Brasil

pel’A Escola da Noite

cartazDIRsd

“Novas diretrizes em tempos de paz”, do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país. À medida que as personagens vão confrontando as suas próprias memórias, descobrimos que o polaco, que inicialmente se apresenta como agricultor, é afinal um actor que considera que “não há lugar para o teatro depois desta guerra”.
Numa altura em que às tragédias humanitárias sistematicamente ocorridas na costa mediterrânica se vêm juntar crescentes restrições à mobilidade interna e volta aumentar o discurso xenófobo em grande parte dos países europeus, o tema da imigração e dos refugiados de guerra mantém-se muito mais actual do que gostaríamos. O espectáculo oferece, além disso, uma pujante e comovente metáfora sobre o lugar do teatro e da arte em geral nas nossas vidas, a partir de uma conhecida peça “de um autor espanhol”.

texto Bosco Brasil encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Jorge Loureiro figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo

VILA COVA DO ALVA (ARGANIL)
Casa do Povo
01 de Agosto de 2014