Bagdad em Évora

A Escola da Noite parte hoje para Évora, onde apresenta, na sexta e no sábado, duas sessões de “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves.

É sempre uma alegria voltar à cidade do Cendrev e do Teatro Garcia de Resende. Faça-nos companhia!

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, "Nunca estive em Bagdad" (foto: Augusto Baptista)

Definida pelo autor como “uma história de amor em tempo de guerra”, a peça mostra-nos um jovem casal português (Glória e Rogério) em mudança de casa, ao mesmo tempo em que está a acontecer a invasão do Iraque pelas tropas aliadas, em 2003. Os acontecimentos do outro lado do mundo entram-lhes literalmente na sala de estar, através das transmissões em directo na televisão. Entre o problema de Glória, que vai sendo revelado ao longo do espectáculo, e a tragédia global de que Rogério não consegue descolar, vive-se um confronto de escalas que amplia o efeito de ambos na vida quotidiana e íntima do casal.
O espectáculo é a 58.ª produção d’A Escola da Noite e foi uma das produções escolhidas para assinalar o 20º aniversário da companhia, que se comemorou em 2012. Estreou em Outubro e foi em digressão a Campo Benfeito (Castro Daire), Faro e Santiago de Compostela.
Encenado por Sofia Lobo – actriz fundadora da companhia, que dirigiu “Play Beckett” (2006) e “Noite de Amores Efémeros”, de Paloma Pedrero (2010) – “Nunca estive em Bagdad” conta com as interpretações de Maria João Robalo e Miguel Magalhães, os figurinos de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e o som de Zé Diogo.
Abel Neves é um dramaturgo e romancista português com mais de 25 peças teatrais publicadas e encenadas, entre as quais “Jardim Suspenso”, contemplada em 2009 com o Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva. Para além do teatro, é autor ainda de sete romances, ao que junta a edição de poesia e ensaios. É o autor contemporâneo mais vezes trabalhado pel’A Escola da Noite, que apresentou “Além as estrelas são a nossa casa” (2000), “Além do infinito” (2004) e “Este Oeste Éden” (2009).

Nunca estive em Bagdad
de Abel Neves

encenação Sofia Lobo elenco Maria João Robalo e Miguel Magalhães espaço cénico Ana Rosa Assunção e Sofia Lobo figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo
1h40 > M/12 > 4 Euros