Auto dos Físicos em Matosinhos e na Guarda

A Escola da Noite retoma esta semana a digressão nacional do espectáculo “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. Na sexta-feira, o espectáculo é apresentado em Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery. Uma semana depois, a trupe vicentina chega ao Teatro Municipal da Guarda. Nas duas cidades serão apresentadas também sessões especiais para o público escolar.

IMG_2678_RED

Maria João Robalo e Igor Lebreaud, “Auto dos Físicos”

“Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.
Estreado em Coimbra em Setembro de 2014, em co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o espectáculo tem vindo a ser apresentados em várias localidades do país e continuará em circulação até ao final do ano.

Sessões para escolas
Tanto em Matosinhos (8 de Maio) como na Guarda (14 de Maio), os espectáculos têm lugar às 21h30. Os bilhetes custam 7,5 e 6 Euros, respectivamente.
Em articulação com os serviços educativos dos dois teatros, em ambas as cidades serão apresentadas sessões especiais para o público escolar: em Matosinhos às 15h00 e na Guarda às 10h00.

A Escola da Noite em digressão
“Auto dos Físicos”
de Gil Vicente
encenação António Augusto Barros interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo elemento cénico João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo apoio vocal Sofia Portugal co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos