Allex Miranda

Allex Miranda (fotografia @ Eduardo Pinto)

Mestre em Teatro, com especialização em Interpretação e Encenação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto, Portugal) e Licenciado em Teatro, com especialização em Interpretação, pela mesma instituição.

Iniciou a sua carreira artística no Brasil no ano 2000, colaborando em projectos para a Cia. de Teatro Ka&Ba, Grupo Resistência, Grupo de Teatro Mega Gênesis, Fado Fernandes Produções Artísticas, Cia. Biribandos e Palavra Z Produções. Trabalhou com os encenadores Callus Kristal, Yulo César, Antónia Adorno, Vado Fernandes, Juarez Alves e João Batista.

Em Portugal, colaborou com a Companhia de Teatro de Braga (Braga), A Escola da Noite (Coimbra), Produções Suplementares (Porto), O Ponto Teatro (Porto), ViVonstage (Porto), AM Live Produções (Porto), Narrativensaio (Porto), Hotel Europa (Lisboa), WEE Produções (Famalicão), Méritus-K (Braga) e Seiva Trupe (Porto). Trabalhou com encenadores/as como Rui Madeira, Lee Beagley, João Guimarães, António Augusto Barros, Sofia Lobo, Nuno M Cardoso, António Durães, José Caldas, Luísa Pinto, Jaime Monsanto, Sandra Salomé, entre outros/as. Na TV, é o primeiro actor brasileiro a colaborar com os três maiores canais televisivos de Portugal (RTP, TVI e SIC) em telenovelas, séries e filmes, para além de diversas campanhas publicitárias. No Cinema, actuou em filmes com os realizadores Atsushi Funahashi, Luís Filipe Rocha, Pedro Varela, Marco Marchesi, Vasconcelos Sándjira Chapo, Daniel Mota, André Vieira, Luís Galvão Teles, João Daniel Tikhomiroff, José Barahona, Ivo Ferreira e Armando Bó. No Brasil, integrou o elenco principal da quinta e sexta temporada da série Escola de Gênios, produzida pela Mixer Films, para o canal Globoplay. No Uruguai, fez parte da segunda temporada da Série “El Presidente”, do realizador vencedor do Óscar, Armando Bó, disponível na Amazon Prime, nomeada para o Emmy nesse mesmo ano. Em Portugal, é o protagonista do episódio “Boi Vermelho”, na série Lusitânia, pela produtora Take it Easy, que estará disponível na RTP1 em 2023, e é co-protagonista do longa “Náufragos”, do realizador José Barahona, pela produtora David & Golias, em pós-produção para estrear nos cinemas no final de 2023. É co-fundador da produtora DOC (Diversos Olhares Criativos), onde ocupa as funções de actor, co-dramaturgo e co-encenador de diversos projectos artísticos.

[O HOMEM DO CAMINHO — Página do espectáculo]