A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 29 e 30 de Maio, os dois mais recentes espectáculos da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, no âmbito da rede Culturbe. Ambos contam com a interpretação de Luís Vicente, director artístico da companhia.
Dois anos depois da sua última passagem pela cidade, a ACTA volta ao TCSB e logo com uma proposta dupla: “Laço de Sangue” e “Cavalo manco não trota”.
“Laço de Sangue” conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e outro de pele escura, numa África do Sul ainda dominada pelo apartheid. Metáfora da segregação racial então vigente no país, a peça usa a consanguinidade entre irmãos para falar “do nó de sangue entre todos os homens – um laço quebrado pela consciência tornada supremacia de uma raça sobre as restantes”. O texto, do sul-africano Athol Fugard, foi apresentado pela primeira vez em 1961, em Joanesburgo. Posteriormente, as montagens nos Estados Unidos aumentaram a projecção internacional do autor, cuja obra, embora focada nos temas do racismo e da desumanidade do apartheid, aborda temas universais e revela ao público as idiossincrasias das sociedades injustas. Com encenação de Luís Vicente (que interpreta também um dos irmãos, ao lado do actor Mário Spencer), esta produção é a primeira montagem do texto em Portugal.
Sobe ao palco do Teatro da Cerca de São Bernardo na terça-feira, dia 29, às 21h30.
“Cavalo Manco não Trota” é um monólogo escrito pelo dramaturgo espanhol Luis del Val. Luis Vicente dá vida à personagem de Miguel Torres, um réu questionado pelo juiz sobre a sua culpabilidade ou inocência. Num ápice, é remetido para um turbilhão de memórias que começam na infância e o fazem percorrer todo o filme da sua vida: os conflitos, a fuga de casa dos pais, a juventude de um estudante de origens humildes na universidade e depois como marinheiro, os amores impossíveis e os amores destruídos, o seu desempenho como construtor civil corrupto…a morte do filho. Tudo isto convocado para um “ajuste de contas” pessoal, a um tempo divertido, irónico e amargo.
Esta segunda peça é apresentada no TCSB na quarta-feira, dia 30 de Maio, também às 21h30.
O acolhimento da ACTA em Coimbra é mais uma iniciativa d’A Escola da Noite no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora. Logo de seguida, os espectáculos partem para o Teatro Garcia de Resende, na cidade alentejana, onde terá lugar o V Festival das Companhias da Descentralização e no qual A Escola da Noite também participa.
Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros. Para quem adquirir bilhetes para os dois espectáculos, o preço total é de 15 Euros.
Laço de Sangue
de Athol Fugard
29 de Maio, terça-feira, 21h30
tradução/revisão António Marques/Luís de A. Miranda encenação Luís Vicente intérpretes Luís Vicente e Mário Spencer concepção plástica Luís Vicente execução cenográfica Tó Quintas assistência de encenação Bruno Martins desenho e operação de luz Octávio Oliveira sonoplastia e operação de som Pedro Leote Mendes
M/12 > 2h10
Cavalo manco não trota
de Luis del Val
30 de Maio, quarta-feira, 21h30
tradução Maria João Neves encenação Bruno Martins intérprete Luís Vicente desenho e operação de luz Octávio Oliveira espaço cénico Luís Vicente figurino ACTA
M/16 > 1h20
preços:
1 espectáculo: 5 a 10 Euros
2 espectáculos: 15 Euros
informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Tags: ACTA, Athol Fugard, Cavalo Manco Não Trota, CULTURBE, Laço de Sangue, Luis del Val, Luis Vicente
[…] O actor e encenador Luís Vicente é protagonista das duas peças que a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve traz ao TCSB esta semana: “Laço de Sangue” e “Cavalo manco não trota”. […]
[…] A ACTA está de volta a Coimbra. […]
[…] um preço especial (15 Euros) para quem assistir aos dois espectáculos que a ACTA apresenta em Coimbra hoje e […]
[…] A ACTA – Companhia de Teatro do Algarve está em Coimbra, hoje e amanhã. […]
[…] ACTA – Companhia de Teatro do Algarve despede-se hoje de Coimbra com o espectáculo “Cavalo Manco Não Trota”, o monólogo de Luis del Val interpretado […]