Un Encuentro con Miguel Hernández | Teatro Guirigai (Espanha)

cartaz_web

“Recordar a Miguel Hernández que desapareció en la oscuridad
y recordarlo a plena luz, es un deber de España,
un deber de amor”.

Pablo Neruda

No âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, A Escola da Noite acolhe pela primeira vez em Coimbra o Teatro Guirigai, companhia sediada em Los Santos de Maimona (Badajoz). Trazem-nos uma homenagem a Miguel Hernandez, nome maior das letras e da poesia de Espanha, no ano em que se assinala o 75º aniversário da sua morte.

O espectáculo é apresentado no TCSB numa única e imperdível sessão, a 14 de Dezembro.

Como mestres de uma cerimónia, três intérpretes convidam o espectador a encontrar-se com os momentos vitais de Miguel Hernández: infância, adolescência, primeiros amores, chegada a Madrid, emoção perante a criação, República, guerra, prisão.
Os versos de Miguel Hernández e uma representativa banda sonora compõem a dramaturgia de Agustin Iglesias, que mostra o percurso de uma geração de jovens artistas numa época de ansiosas transformações. Os intérpretes dançam, sonham, sofrem, riem, lutam, enamoram-se… criando com as suas vozes e o movimento uma coreografia de emoções em estreita relação com o espectador.

Miguel Hernández é um dos poetas mais queridos e conhecidos a nível popular. Apesar da sua morte precoce, os seus versos acompanharam diferentes gerações de espanhóis durante as décadas mais obscuras do franquismo, a esperançosa transição e a democracia. Os seus versos são património nacional e ele é, sem dúvida, um dos poetas mais brilhantes do firmamento espanhol contemporâneo, a par de Alberti, Lorca e Machado. Assinalam-se em 2017 os 75 anos do seu desaparecimento.

TEATRO
Un Encuentro con Miguel Hernández
Teatro Guirigai (Espanha)

intérpretes Magda Gª-Arenal, Raúl Rodriguez, Jesús Peñas dramaturgia e encenação Agustín Iglesias espaço cénico Jean Helbing concepção plástica Luís Pablo Gómez Vidales, Maite Álvarez espaço sonoro Lucia Alvarado iluminação Jordi Alvarado técnico José Maria Mato produção Magda Gª-Arenal

14 de Dezembro de 2017
Quinta-feira, 21h30
M/14 > 70′

Preço: 5 Euros
Espectáculo falado em Castelhano

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

 

TEATRO GUIRIGAI

Companhia de reportório, com sede em Los Santos de Maimona (Extremadura). Fundada em 1979, realizou 53 produções e digressões por toda a Espanha e por mais de duas dezenas de países, tendo participado em 90 festivais espanhóis, europeus e americanos.
O processo criativo desenvovido em equipa (dramaturgo, encenador, actores, cenógrafo, músico, figurinista) é o eixo fundamental das suas produções. É esta equipa de colaboradores (constituída por um núcleo permanente ao qual se juntam diferentes artistas, conforme as necessidades de cada produção) que permite amadurecer e acumular experiências artísticas fundamentais para o desenvolvimento teatral.

SOBRE MIGUEL HERNÁNDEZ

Biografia

Alguns poemas

Vientos del pueblo me llevan (1937)

Aceituneros (1937)

Me sobra el corazón (1935-36)

Comments are closed.