As “Noites Brancas” de Dostoiévski

Fotografia de Pedro Vieira de Carvalho

“Um homem vagueia, sozinho, por S.Petersburgo – a cidade em peso, essa, vagueia pelos verões do campo. Uma mulher espera, sozinha, apoiada no parapeito do canal. Um oportunista, cambaleante e pouco respeitável, ensaia uma abordagem agreste e atrevida à menina do chapéu amarelo. O primeiro, o nosso sonhador, salta de rompante para o outro lado da rua — qual herói improvisado! – e afugenta a ameaça. Os ânimos acalmam. A donzela respira fundo. As mãos apertam-se. É então que ele se apercebe: uma mulher. Conheceu finalmente uma mulher! Depois disso vão encontrar-se ali mais quatro noites. Ela porque espera. Ele porque alimenta a sua espera. O amor há-de chegar de manhã. Quando a noite branca acabar. Quando a realidade tornar tudo estranho outra vez. “Noites Brancas” é um dos maiores romances da literatura mundial. Uma incursão atípica e genial de Fiódor Dostoiévski pela estética do Romantismo.”

Nos próximos dias 14 e 15 de Setembro, terça e quarta, pelas 21h30 acolhemos no Teatro da Cerca de São Bernardo o espectáculo “Noites Brancas”, de Fiódor Dostoiévski pelo Chão Concreto.

Tags: , ,

2 Responses to “As “Noites Brancas” de Dostoiévski”

  1. […] de São Bernardo, o grupo portuense Chão Concreto com uma surpreendente adaptação do romance “Noites Brancas” de […]

  2. alice diz:

    qual é a duração da peça?