Companhias descentralizadas debatem política cultural com representantes do Governo e das autarquias

Aldeia de Campo Benfeito - Castro Daire (© Joel Martins Rodrigues)

Aldeia de Campo Benfeito - Castro Daire (© Joel Martins Rodrigues)

As seis estruturas de criação teatral que integram a Plataforma das Companhias – A Escola da Noite, ACTA, Cendrev, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras e Teatro do Montemuro – organizam na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, pelas 16h00, uma mesa-redonda dedicada ao tema “O Teatro na Descentralização”.

A iniciativa ocorre no âmbito da terceira edição do Festival das Companhias e terá lugar em Campo Benfeito, no espaço do Teatro do Montemuro, companhia que este ano organiza e acolhe o Festival. Estão confirmadas as presenças do Director Regional de Cultura, António Pedro Pita, de um representante do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes, Miguel Caissotti, do vereador da cultura de Castro Daire, António Oliveira Giroto, da vereadora da cultura de Lamego, Teresa Santos, e ainda da deputada na Assembleia da República pelo distrito de Viseu, Claudia Couto Vieira.

Na sequência da refexão e da intervenção que têm vindo a fazer sobre política cultural e, em particular, sobre a operacionalização de uma verdadeira descentralização em matéria de criação artística, estas seis companhias convidam vários responsáveis institucionais para procurar encontrar, em conjunto, as formas mais eficazes de ultrapassar os diversos constrangimentos com que as estruturas de criação sediadas fora de Lisboa continuam a confrontar-se.

Depois das duas posições tomadas no âmbito desta Plataforma em Agosto e Setembro do ano passado, quando estava a ser preparado o novo quadro legislativo que regula o financiamento público da criação artística, esta mesa-redonda servirá também, inevitavelmente, para que se faça um primeiro balanço das medidas adoptadas pelo actual Governo, num momento em que os contratos entre o Governo e as companhias com mais anos de actividade foram já assinados e em que está a decorrer o primeiro concurso de “apoios pontuais” ao abrigo das novas regras.

As companhias organizadoras contam naturalmente com a presença nesta sessão de outras estruturas de criação descentralizadas, da área do teatro mas não só, para que o debate seja o mais alargado e produtivo possível.

O Festival das Companhias conhece este ano a sua terceira edição. Depois de Faro (2005) e de Braga (2008), ele reparte-se desta vez por três localidades do distrito de Viseu – Campo Benfeito (aldeia em que está sediado o Teatro de Montemuro), Castro Daire e Lamego -, ao longo de cinco dias. Entre 10 e 14 de Junho, o público poderá assistir a seis espectáculos diferentes (um de cada companhia da Plataforma), frequentar um workshop de escrita criativa com o dramaturgo Abel Neves, e ainda participar no debate “O Teatro como ferramenta de trabalho com os jovens”.

Aproveite os feriados e faça-nos companhia!

 

PROGRAMA COMPLETO

MAPA

O FESTIVAL NO TWITTER

Tags: , , , , , , , , ,

2 Responses to “Companhias descentralizadas debatem política cultural com representantes do Governo e das autarquias”

  1. […] o terceiro dia (sexta-feira) estão agendadas duas iniciativas: o debate com representantes institucionais (DGArtes, Direcção Regional de Cultura do Centro e autarquias) e a apresentação do espectáculo […]

  2. […] e está ainda “longe de ser considerado satisfatório”. Falando na abertura do debate “O teatro na descentralização”, organizado pela Plataforma das Companhias no âmbito do III Festival das Companhias, em Campo […]