20 de Junho, Dia Mundial do Refugiado

As pessoas refugiadas no exterior e deslocadas internamente nos seus países, devido a perseguições e a situações de guerra ou conflitos, são hoje mais de 50 milhões. A forma breve e insistente como a informação nos chega através dos grandes meios de comunicação faz com que, frequentemente, nos esqueçamos que esses milhões são mesmo um somatório de pessoas, com que situações de grande sofrimento acabem por ser banalizadas. Se representássemos os 50 milhões num mapa-mundo, veríamos que se distribuem um pouco por todo o lado mas com manchas densas num raio relativamente próximo das zonas de conflito. Se no nosso pequeno tablet fizéssemos zoom e zoom, muitas vezes, veríamos finalmente um pontinho que corresponde a uma pessoa que se poderia chamar Zé, Maria, Alexandre… É cada uma dessas pessoas, a sua coragem, a sua determinação, a sua resiliência, que homenageamos a 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado.

Comité Português para os Refugiados

dmr-prin

Assinala-se hoje, dia 20 de Junho, o Dia Mundial do Refugiado. A Escola da Noite associa-se à efeméride lembrando os mais de 50 milhões de pessoas que são hoje obrigadas a viver fora dos seus países devido a perseguições ou situações de guerra e conflito.

E saúda Bosco Brasil, autor de “Novas diretrizes em tempos de paz”, que dedicou o seu espectáculo à causa dos refugiados no mundo e oferece os direitos de autor a Organizações Não Governamentais que trabalham nesta área, em cada um dos países onde ele é apresentado.

De cada vez que Segismundo e Clausewitz sobem ao palco, o nobre trabalho destas organizações fica um pouco mais visível e isso alegra-nos. Na próxima semana estaremos no Porto. Contamos consigo!

Tags: , , , ,

Comments are closed.