Voz no Silêncio | MÃOS QUE CANTAM e MUSICSIGN

Como se luta no silêncio? Como se avança pessoal e culturalmente numa sociedade onde a comunicação oral é primordial? 
Comemorando os 50 anos do 25 de abril, pretendemos dar a conhecer a luta dos surdos pela sua dignidade e pelos seus direitos, mostrando o que a voz no silêncio foi conquistando e o caminho que percorre pelos seus direitos de acessibilidade linguística. 
O coro de surdos “Mãos que cantam” irá interpretar canções de esperança e igualdade que simbolizem a voz da revolução. Atuará, ainda, “MusicSign”, seguido de palestra.
O projeto “Mãos que cantam”, orientado pelo maestro/produtor artístico Sérgio Peixoto, é o único coro de pessoas surdas em Portugal. Os coralistas interpretam a música não com a voz, mas através das mãos (apesar de nós, ouvintes, escutarmos as canções e seus cantores).
Para este efeito, o grupo tem de trabalhar gestos, termos e conceitos musicais que não existem, atualmente, em LGP, tais como a noção de intensidade, de polifonia, métrica e estrutura formal de uma peça musical, para além do poema.
Já “MusicSign” aposta na arte performativa com interpretação para Língua Gestual Portuguesa, sendo um incentivo para a acessibilidade na área das artes de espetáculo, pois a arte é cultura e não deve ser vedada a ninguém.
A pequena palestra, orientada por um elemento do coro “Mãos que cantam” será sobre a temática de a voz das mãos, uma língua que quebra o silêncio, permitindo a comunicação e a partilha, assim como a luta pela dignidade linguística, para uma sociedade igualitária, desígnio do 25 de abril.
Também a poesia, dita pelas mãos, pela alma e pelo coração, estará presente, reforçando e valorizando as diferenças em cada pessoa.

Projecto Mãos que Cantam
MusicSign

MÚSICA
Voz no Silêncio
MÃOS QUE CANTAM e MUSICSIGN

9 de Março de 2024
sábado, 16h00
M/6 > 60 min
> entrada gratuita
org. Recortar Palavras, no âmbito da XXVI Semana Cultural da UC

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

organização Recortar Palavras Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica
Mãos que Cantam (coralistas) António Cabral, Carlos Gonçalves, Cláudia Veiga, Patrícia Carmo
(maestro) Sérgio Peixoto e (intérprete de LGP) Sofia Figueiredo MusicSign (performers) Pedro Oliveira e Rafaela Silva
parceiros Reitoria da Universidade de Coimbra, XXVI Semana Cultural da UC, Teatro da Cerca de São Bernardo e Câmara Municipal de Coimbra equipa técnica/artística da RP Alice Cardoso, Helena Amaral, Liliana Machado e Joana Biscaia (LGP)

Comments are closed.