Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa II | GEFAC

Na continuidade do trabalho que o GEFAC tem desenvolvido nos seus espaços de discussão e ensaio, assente na pesquisa da linguagem associada à Máscara no teatro e nas festas populares, surgiu a vontade de promover uma formação experimental, de reflexão e partilha coletiva, motivadora da criação artística. A residência artística investiga uma concepção de humanidade que se revela através do uso da Máscara, instrumento transformador ao qual recorremos desde tempos imemoriais.
Na região transmontana ancestral, predominantemente agrícola, as comunidades viviam em sintonia com os ritmos da natureza e o Inverno era o momento do ciclo agrícola que carregava grandes incertezas. Os rituais com máscaras emergem da necessidade de espantar medos e perigos, convocando forças colectivas e lançando a comunidade para as ruas, interrompendo o tempo de Inverno e de recolhimento nas casas.
Hoje também em crise, à mercê de um inimigo invisível que se reproduz silenciosamente e ocupa todos os espaços, que forças convocamos?

TEATRO (mostra de processo)
Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa II
GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
9 de Junho de 2021
quarta-feira, 19h00
M/6 > 45′ > 3 Euros (preço único)

espectáculo inserido na 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – MIMESIS 2021

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.