Vadim Yukhnevich

Vadim Yukhnevich nasceu e desenvolveu a sua formação musical em Minsk, Bielorrússia (ex URSS), onde foi premiado três vezes em concursos de interpretação de acordeão. Contudo, a maior parte da sua trajetória decorre em Espanha e, sobretudo, na Galiza.
Entre 2006 e 2011 realizou vários projetos com o CDG (Centro Dramático Galego). Em 2014 trabalhou na Companhia Nacional de Teatro Clássico como músico em cena. Em 2016 e 2018 foi premiado por melhor música original nos Prémios de Teatro Maria Casares. Como compositor e músico em cena trabalhou também com IlMaquinario Teatro, Sarabela Teatro, Teatro do Atlántico e Cienfuegos Danza.
Desde 2012 até 2016 colaborou com “Vertixe Sonora Ensemble” como intérprete de acordeão em estreias de música contemporânea. Desde 2011 colabora com o Taller Atlántico Contemporáneo como intérprete de acordeão em vários concertos de música clássica. Actualmente faz parte de Ecléctica Ensemble, composto por músicos de la Orquesta Sinfónica de Galicia.
Como integrante da Banda Crebinsky foi premiado em duas ocasiões nos Prémios da Música Galega Martin Codax como melhor banda na categoria de músicas do mundo. Faz arranjos e é cantor e acordeonista em “Candorka trío”, uma banda de música de raiz.
Professor de acordeão e coro em vários conservatórios de Galicia. Em todos estes anos, com diferentes grupos musicais, participou nas gravações de 21 trabalhos discográficos.

Comments are closed.