Por coincidência, a semana passada juntou no Teatro da Cerca de São Bernardo três iniciativas em que o Brasil foi o centro das atenções.
Na segunda-feira, a ante-estreia do documentário “Luto como mãe”, de Luis Carlos Nascimento, teve lotação esgotada e uma recepção entusiástica por parte do público. Organizada pelo Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) e pelo Observatório Género e Violência Armada (OgiVA), do Centro de Estudos Sociais (CES), a sessão contou com a presença do realizador e de Elisabeth Paulino, uma das mães cuja história de vida é documentada no filme.
Na quarta-feira à tarde, abrindo a programação de Julho do Teatro, Newton Moreno (dramaturgo, actor e encenador brasileiro) juntou-se a Abel Neves para uma mesa-redonda, moderada por Rui Pina Coelho, integrada no Seminário Internacional “Espectáculo / Cidade / Teatro”, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre as Cidades e Culturas Urbanas, também do CES. A generosidade com que partilharam com a audiência as suas perspectivas sobre duas das suas obras mais recentes – “Assombrações do Recife Velho” (Newton Moreno) e “Este Oeste Éden” (Abel Neves) – não escapou ao público presente. António Pedro Pita, intervindo no debate, classificou a iniciativa como verdadeiramente “extraordinária”, pela profundidade das intervenções iniciais e pela qualidade da discussão que se lhe seguiu.
A sessão incluiu a leitura de um excerto da peça de Abel Neves pelo elenco d’A Escola da Noite, que estreará ainda este mês este espectáculo. Ainda no âmbito deste Seminário, Pedro Rodrigues representou a companhia na Mesa 7 – “Narrativas da visibilidade: experiências das companhias teatrais e a cidade”, sessão que teve lugar na sexta-feira, no CES, e que contou com a presença de Isabel Craveiro, d’O Teatrão, Ricardo Correia, da Casa da Esquina, José Russo, do Cendrev, e Miguel Torres, do Trigo Limpo.
Finalmente, na sexta-feira, o bar do TCSB acolheu o regresso de “Cena no Café”, uma iniciativa da Cena Lusófona – associação portuguesa para o intercâmbio teatral. Aproveitando a presença em Portugal de Newton Moreno, esta instituição sediada em Coimbra quis contribuir para a divulgação da sua obra em Portugal, promovendo uma conversa informal com o público. Foram exibidos excertos das gravações de duas peças suas – “A Refeição” e “Agreste”.
Tags: Abel Neves, Cena Lusófona, Cena no Café, CES, Este Oeste Eden, Luis Carlos Nascimento, Luto como mãe, NECCURB, NEP, Newton Moreno, OGiVA, Rui Pina Coelho