Sarabela Teatro | MASTERCLASS | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

“Arraianos”, Sarabela Teatro (© Rubén Vilanova)

Sarabela Teatro é uma companhia sediada em Ourense, fundada em 1980 e com actividade profissional continuada desde 1990. Assume como objectivos “fazer um teatro bom, um teatro vivo, arriscado, contemporâneo, coerente, com rigor, auto-crítica, responsabilidade, resistência…”. Dirigida por Ánxeles Cuña Bóveda, foi distinguida com dezenas de prémios ao longo dos anos, entre os quais 44 Prémios María Casares, 6 Prémios Compostela, 5 Prémios FETEN, 1 Prémio Celestina, 1 Prémio Abrente do Festival de Ribadavia pela sua trajectória e 1 Prémio de Honra atribuído pelo Festival Primavera de Cine, em Vigo. Foi Prémio da Cultura Galega em 2016.

É responsável pela organização do FITO – Festival Internacional de Teatro de Ourense, pela MITEU – Mostra Internacional de Teatro Universitário e pela MOTI – Mostra de Teatro Infantil de Ourense.
A companhia mantém há muito relações de intercâmbio com A Escola da Noite. Ao longo dos últimos anos, tem vindo com regularidade a Coimbra, onde apresentou já “Así que pasen 5 anos” (2003), “Esmorga” (2009), “Rosalía, os cantares das musas” (2013) e “A idade da pavía” e “Pequenas Certezas” (2014). Na Mostra de Teatro Galego em Coimbra 2023, o grupo apresenta “Arraianos”, adaptação teatral da obra com o mesmo título do escritor galego Xosé Luís Méndez Ferrín.

Associada à sessão de Outubro do Clube de Leitura Teatral, também integrada na Mostra de Teatro Galego em Coimbra, a masterclass é conduzida por Ánxeles Cuña Bóveda, directora artística do grupo. O encontro é uma oportunidade para que o público da cidade – em particular a comunidade teatral e os/as estudantes de teatro – possam conhecer com mais profundidade o percurso singular desta companhia.

TEATRO | MASTERCLASS
Sarabela Teatro