San’joanices, paganices e outras coisas de mulher | Segue-me à Capela

cartaz capelas

O grupo vocal feminino Segue-me à Capela apresenta em concerto, no próximo dia 5 de Março, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, o seu novo trabalho: o CD-livro San´Joanices, Paganices e Outras Coisas de Mulher.
Como convidados para esta noite especial, juntam-se às sete magníficas vozes o percussionista Quiné Teles, o GEFAC e o grupo Galandum Galundaina.

Um ano e meio depois do memorável concerto “Em tempo de finados, cantar aos vivos”, as Segue-me à Capela cumprem o prometido e vêm ao TCSB apresentar o seu novo trabalho: o CD-livro San´Joanices, Paganices e Outras Coisas de Mulher.
A obra foi lançada no dia 22 de Dezembro de 2015 e está dividida em sete capítulos, “tal como sete são os dias da semana, as fases lunares, os pecados mortais, as notas musicais”, explica o grupo, que deu a cada um desses capítulos o nome de “artes fugidias”. “Artes, porque da arte de cantar e das artes da vida tratam; fugidias, porque não são, nunca serão imutáveis”, concretizam as cantoras.
Neste novo trabalho, evocam o São João, “o santo do solstício de verão, dono da noite, em que o ar tem mil sacrilégios, e da água, onde repousam os deuses das ervas, numa junção perfeita entre as vestes cristãs e os rituais pagãos”.
O livro que acompanha o disco (e está à venda no TCSB) inclui uma dezena de textos originais, escritos por outros tantos autores convidados: João Curto, Manuel Louzã Henriques, Domingos Morais, Nuno Camarneiro, Miguel Cardina, Amélia Muge (também autora de uma das músicas que integra o disco), Maria do Rosário Pedreira, Teresa Carreiro, Manuel Rocha e Catarina Gouveia Alves.
Como é matriz deste septeto, o repertório continua a proporcionar uma saborosa e original viagem pelo cancioneiro tradicional português, designadamente a partir das recolhas efectuadas por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha, Ernesto Veiga de Oliveira, Judith Cohen (dois temas sefarditas) e pelo GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

fotos: Carlos Gomes

fotos: Carlos Gomes

Segue-me à Capela
Actualmente composto pelas cantoras Ananda Fernandes, Catarina Moura, Joana Dourado, Margarida Pinheiro, Maria João Pinheiro, Mila Bom e Sílvia Franklin, Segue-me à Capela é um colectivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspectiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento. A percussão e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto. O grupo existe há quinze anos, realizou inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro, colaborou com vários artistas, designadamente em discos e concertos, tendo editado o seu primeiro disco no ano de 2004, em edição de autor. O CD-livro San´Joanices, Paganices e Outras Coisas de Mulher, agora apresentado, é o seu segundo trabalho discográfico.

MÚSICA
San´Joanices, Paganices e Outras Coisas de Mulher
Segue-me à Capela
5 de Março de 2016
sábado, 21h30
M/6 > 80′ > 6 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

EVENTO FB

Comments are closed.