Perto do Ventre | NOELI KIKUCHI

«Demorei quatro anos para pintar como Rafael, mas uma vida inteira para pintar como uma criança.» — Pablo Picasso
Projetamos o futuro das crianças e imaginamos como serão quando tiverem a nossa altura ou que profissões irão exercer um dia. Contudo, e se fizéssemos o exercício de retornar ao passado que é, afinal, o presente delas? Nesta oficina, adultos e crianças partilham momentos de toque, escuta e movimento. Exploramos, de mãos dadas, com os ombros encostados e entre abraços, gestos simples, ritmos suaves, texturas e sons que despertam sentidos adormecido em nós. É um tempo para estar no agora, como as crianças tão bem fazem, para voltar a aprender a brincar com o corpo livre e dançar como quem descobre o mundo.
DANÇA | OFICINA
Perto do Ventre
NOELI KIKUCHI
21 de Fevereiro de 2026
Sábado, 11h00
> Sub-Palco do TCSB
> 1 a 3 anos > 60 min > 10€ (adulto+criança)
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA]
Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online
NOELI KIKUCHI
Noeli Kikuchi, de nacionalidade japonesa, nasceu em 1997 em Viana do Castelo, Portugal. Iniciou os estudos em dança na Escola Superior de Dança (IPL), destacando a participação no programa Jovens Compositores de 2019, coordenado por Vítor Hugo Pontes e Luís Tinoco. Concluiu o mestrado em Artes Cénicas da Faculdade de Ciêncas Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realizando o estágio curricular na companhia de teatro Artistas Unidos, assistindo as peças Lua Amarela (2021), encenada por Pedro Carraca e Obstrução, encenada por Jorge Silva Melo. Atualmente frequenta o curso de Doutoramento em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Teatrais e Performativos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua carreira profissional como bailarina e assistente no espetáculo de dança inclusiva Un Tsugi (2021), dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez e produzido pela BODYBUILDERS em parceria com a Plural Companhia de Dança da Fundação LIGA. Como intérprete, tem integrado desde então em vários espetáculos, entre eles: Now I Know, I Really Don’t Know (2021) de Hugo Marmelada; Renacimiento (2022), encenado pela companhia La Tristura e coreografado pela Belén Marti Lluch da Mucha Muchacha Company, inserido no 39o Festival de Almada; ópera Blimunda (2022), encenada por Nuno Carinhas e coreografada por Marta Jardim, produzida no Teatro Nacional São Carlos; Sonhos de Einstein (2023) de Rui Horta, inserido no Abril Dança; Na Onda da Distância (2022) de Rafael Alvarez; Transformer L’Homme (2022) de Tomás Moital, apresentado no programa Centenário Xenakis da Fundação Calouste Gulbenkian; vídeo-clip ISLET (2022) de Surma, com coreografia de Rina Marques. Trabalha de forma recorrente com Rafael Alvarez na circulação nacional e internacional do espetáculo MONO-NO-AWARE (2024-26) e prosseguiu a colaboração com este coreógrafo no projeto Choreo.Portraits (2024) desenvolvido em Tóquio (Japão) e TSUGI (2025) versão de Coimbra no Convento de São Francisco. A convite deste mesmo coreógrafo, orientou o projeto de Dança e Ecologia em Movimento com a comunidade, inserido no festival Há Festa nas Aldeias da Linha de Fuga e acolhida pelo Lugar do Meio. Estreou-se como coreógrafa com o espetáculo interdisciplinar Ok, honey (2022), cocriado com a compositora Inês Madeira Lopes e a percussionista Madalena Rato,que foi apresentado na Rua das Gaivotas 6 (Lisboa). Em 2025, assumiu o cargo de diretora artística e coreógrafa do presente espetáculo Blitz, coproduzido pelo Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra, que estreou no Teatro Académico de Gil Vicente. No mesmo ano, cocriou com a coreógrafa Madalena Victorino a coreografia para o projeto Coro das Vontades do compositor Tiago Sousa, apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra), no qual também participou como bailarina junto o elenco de crianças S/surdas da EB 1/2 Silva Gaio. Na área do teatro, integrou a companhia de teatro físico Manga Theater sob direção de Tiago de Faria; foi assistente de movimento do encenador Hugo Gama no ULTIMACTO (Grupo de Teatro da FPIE da Universidade de Lisboa); e assistente de cena do encenador Jorge Silva Melo em Vida de Artistas (2023), estreado no Teatro Municipal São Luiz.












