Paula Garcia

Paula Garcia (foto © Eduardo Pinto)

PAULA GARCIA é actriz e encenadora. Sócia antiga do TEUC, é licenciada em Actores/ Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduada em Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua actividade estende-se ao ensino e à assistência em encenação, dramaturgia, voz e programação. Iniciou profissionalmente a sua carreira com A Escola da Noite, como actriz, em Jacques e o seu amo, encenado por Sílvia Brito, tendo trabalhado desde então, frequentemente, com a companhia. Em teatro, trabalhou com Ágata Pinho, André Godinho, Alexandre Pieroni Calado, António Augusto Barros, Joana Linda, Leonardo MouraMateus, Nuno Cardoso, Pedro Saavedra, Sandra Hung, Sílvia Brito, Sofia Lobo, Renata Sancho, Rogério de Carvalho, Wagner Borges & Tiago Boto.

É co-criadora de A Parede de Jelinek, com Alexandre Pieroni Calado (CAL, Festival Temps D’Images 2020), co-criadora da performance A arte degenera à medida que se aproxima do teatro, com Alexandre Pieroni Calado (TNSC / MNAC 2017), criadora de Putrecere (NNT/Auditório Carlos Paredes, menção honrosa Festival FATAL), Estepe (TEUC 2016/2017), co-criadora de Rewind, com Nuno Fonseca (Teatro Cão Solteiro, Festival Temps D’Images 2016), co-criadora da performance ______, os girassóis esperam por ti todos os dias, com Renata Sancho (MANPOWER’16), co-criadora de Venus <3 Adonis, com André Godinho (CCB, Festival Temps D’Images 2012), co-criadora de Batalha, com Rui Neto e Francisco Salgado (Teatro da Trindade 2005) e criadora de Um Título para Macbeth (Casa Conveniente 2006).

Em cinema e televisão, trabalhou para Alison Murray, André Godinho, Atom Egoyan, Carlos Conceição, Inês Oliveira, Ivo Ferreira, João Nicolau, Leonardo António, Manuel Pureza, Marco Pontecorvo, Mariana Gaivão, Patrick Mendes, Renata Sancho e Simão Cayatte, entre outros. Foi nomeada para o prémio de melhor interpretação feminina no Festival International du Film D’Amiens 2013, pela personagem que interpretou no filme Bobô realizado por Inês Oliveira.