Patrícia Silveira

PATRÍCIA SILVEIRA
Dividida no mundo das artes, Patrícia Silveira (1996), trabalha maioritariamente como cantora lírica.
A sua voz versátil e, desde cedo, distinguida pelo seu timbre aveludado, tem-na levado a prestigiados palcos da Europa, explorando desde a música antiga até à música contemporânea.
Nesta temporada 2024/2025, Patrícia soma uma extensa tour europeia com gravação de um CD com La Capella Nacional de Catalunuya, dirigida por Jordi Savall, a sua estreia a solo no CCB – Centro Cultural de Belém, com o ensemble de música antiga Divino Sospiro, diversos concertos com o ensemble O Bando de Surunyo em colaboração com a Escola da Noite, uma tour ibérica em duo com o pianista Ángel González e ainda performances na Bienal de Veneza. Destaques recentes em ópera incluem a sua participação como Ana, na estreia da ópera ?, de João Pedro Oliveira, Dryad, na ópera Ariadne auf Naxos, de R. Strauss, no Opernfest Berlin, sob a direcção de Matthew Toogood e Cherubino e Marcellina, em cenas d’As Bodas de Fígaro, de Mozart, com a Orquestra do Algarve, sob a direcção de Martim Sousa Tavares. Foi solista em Magnificat, de J.S.Bach, sob a direcção de Jan Wierzba, com a Orquestra do Algarve, na Oratória de Natal, de Saint-Säens, com a Orquestra do Norte, Te Deum, de Charpentier, ambas sob a direcção de Fernando Marinho, na Paixão segundo São João, de J.S. Bach com a Orquestra de Guimarães, sob a direcção de Vítor Matos, Gloria, de A.Vivaldi, sob a direcção de Francisco Melo e A Ceremony of Carols de B. Britten, Dixit Dominus, de G.F.Hãndel, sob a direcção de Barbara Francke.
Na música contemporânea, destacam-se as suas performances nas Folksongs, de L.Berio, com o Taller Atlántico Contemporáneo (ES), dirigido por Diego García Rodríguez e ELEGY, performance de Gabrielle Goliath, que incluiu uma tour pelos Países Baixos, inserida no Afrovibes Festival. Para além disto, Patrícia soma ainda ao seu dossier alguns projectos variados como os duos com a harpista Rebeca Csalog, com o contrabaixista Carlos Garrote e com o pianista João Casimiro e a colaboração com os ensembles Ars Combinatoria (ES), Holland Baroque (NL) e Absolute Vocem Ensemble (PT).
Patrícia foi vencedora da bolsa Ian Donald Wilson Memorial em 2023, foi membro do coro da Opera Ballet Vlaanderen e foi finalista dos RTP — Prémio Jovens Músicos 20/2021.

Comments are closed.