Os Persas, de Ésquilo | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

A sessão de Fevereiro do Clube de Leitura Teatral é dedicada à mais antiga das tragédias que conhecemos, escrita há 2.500 anos. Dirige a leitura a investigadora e professora universitária Maria de Fátima Sousa e Silva, uma das mais respeitadas helenistas da actualidade. Imperdível!

Será “pouco” recordar Ésquilo como um dos grandes criadores da tragédia grega, quando se trata do primeiro dramaturgo europeu. Ao invocá-lo, não é aos primórdios do género que recuamos, mesmo se Ésquilo representa para nós o princípio de um processo. É certo que no seu teatro o coro domina, as personagens são escassas, a acção tende à imobilidade; mas o efeito de tensão, criado sobre o ‘como’ de episódios de desfecho conhecido, nada tem de arcaico. Falamos já de teatro em sentido pleno.
Persas é, na produção trágica como a conhecemos, um caso particular: porque, datada de 472 a. C., é a mais antiga das tragédias que conservamos; e porque, do conjunto de peças que nos chegaram, é a única a reflectir acontecimentos históricos, mesmo se numa leitura marcada por um simbolismo mítico. O tema é a guerra, os beligerantes a Pérsia e a Grécia, os motivos aqueles que continuam a ser linhas de fronteira entre distintas geografias e culturas. Passados dois milénios e meio, os conflitos prosseguem os mesmos e o teatro preserva, intacta, a sua eterna magia…

Maria de Fátima Sousa e Silva

TEATRO | LEITURA
Os Persas, de Ésquilo
dir. Maria de Fátima Sousa e Silva
Clube de Leitura Teatral
4 de Fevereiro de 2020
terça-feira, 18h30
1h30 > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

evento FB

informações e inscrições:
239 718 238 / clube.leitura.teatral@gmail.com

Comments are closed.