Oficina de dança tradicional galega | SERGIO COBOS

Sergio Cobos

Três dias para aprender as bases da dança tradicional galega.
Uma linguagem expressiva ainda viva característica da Galiza. Serão ensinadas danças de pares e grupo como a Muiñeira, Jota, valsa, mazurca…
Três jornadas:
Uma – acertar o pé. Entre outros passos, o protagonista neste dia será o passo de valsa e as suas variantes, movimentos fundamentais na dança galega. Estrutura básica das danças de grupo.
Duas – outros passos importantes e combinações básicas para criar sequências dançadas (os “puntos”, como são denominados na Galiza.
Três – “Bailegramas”, representações escritas dos passos e puntos aprendidos nos dias anteriores. Revisões das danças aprendidas.

DANÇA | OFICINA
Oficina de dança tradicional galega
SERGIO COBOS
27, 28 e 29 de Setembro de 2023
quarta, quinta e sexta-feira, 20h30-23h00
> Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
> 20€
co-org. GEFAC / Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra / APBC

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

SERGIO COBOS
Especializado em música e dança tradicional Galega através da formação na escola de folclore “Cantigas e Agarimos” e do trabalho de campo e de recolhas etno-coreográficas e etno-musicológicas que realiza desde 1989.
Foi director musical e intérprete de dança nas companhia GS21 e Círcio, músico do grupo Violia (música tradicional galega) e fundador e intérprete de Trebón e Bruma, duas companhias de novas tendências da música e dança galega.
É intérprete na peça «Fica no singelo» da Cia. Clara Andermatt.
Colaborador como bailador de diferentes grupos musicais como Berroguetto, Xosé Manuel Budiño e Marful, entre outros.
No âmbito das artes plásticas, fez diversas exposições de pintura e desenho com diferentes técnicas e temáticas e ilustrou publicações literárias e musicais. Criador e autor dos “Bailegramas” editados no ano 2018 pela Central Folque. É co-autor da publicação “Manuel Lopez Lopez – o gaiteiro de Poso”.
Dá aulas de dança tradicional galega regularmente na Central Folque em Santiago de Compostela e em diferentes eventos.
Musicalmente, além de percussões de mão e gaita de foles, toca acordeão nos grupos Sesam Duo, Mala Herba e Aquí há Baile, para o qual fez os arranjos a partir da publicação da Pédexumbo dos Cadernos do Alentejo, aprofundando o estudo das valsas mandadas. Colaborador num dos trabalhos discográficos de Sebastião Antunes e no disco “Orgânica mente humana” de Luís Pucarinho.

[MOSTRA DE TEATRO GALEGO EM COIMBRA 2023]