Ocupação Brincante, com António Nóbrega

António Nóbrega (foto: Silvia Machado)

A Escola da Noite e a Cena Lusófona trazem de novo a Coimbra o multifacetado artista brasileiro António Nóbrega.
Entre 25 e 30 de Setembro de 2018, o programa inclui duas aulas-espectáculo e duas oficinas de quatro dias, que inauguram o “Espaço Brincante”, uma iniciativa regular de formação no domínio das artes cénicas, desenvolvida na sala polivalente das novas instalações da Cena Lusófona, no Pátio da Inquisição.

Quinze anos depois da sua passagem pela Oficina Municipal do Teatro e pelo TAGV, no âmbito do Festival Estação, António Nóbrega regressa à cidade, com um conjunto de actividades que permitirá ao público em geral, a profissionais e amadores de artes cénicas e a alunos do ensino artístico aprofundar o contacto com a obra e o percurso de um dos mais singulares músicos, bailarinos e coreógrafos contemporâneos do Brasil e do espaço lusófono. Nóbrega é fundador do notável Instituto Brincante, em São Paulo, que estuda, sistematiza e renova a dança e as manifestações artísticas populares, em particular do Nordeste brasileiro, com as suas origens ibéricas.

Com Rosane Almeida, dirigirá duas oficinas – uma de dança e outra de poesia – com a duração de 4 dias, entre 25 e 28 de Setembro. No fim-de-semana (29 e 30 de Setembro), apresenta no TCSB as aulas-espectáculo “Com Passo Sincopado” e “Mátria”.
As inscrições e as reservas podem ser feitas através dos contactos habituais: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

António Nóbrega e Rosane Almeida
António Nóbrega nasceu em Recife, Pernambuco, em 1952. Iniciou a sua carreira artística através do violino, instrumento que o acompanhará nas suas diversas actividades artísticas. Entre 1968 e 1970, integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba e a Orquestra Sinfónica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. A partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação. Em 2002 apresentou “Lunário Perpétuo”. Entre 2006 e 2007, apresentou “Nove de Frevereiro”, dedicado ao frevo, a que se seguiram “Passo”, “Naturalmente – Teoria e jogo de uma dança brasileira”, “Húmus” e “Pai”, entre outros. Tem apresentado o seu trabalho em inúmeros países, entre os quais Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Recebeu inúmeros prémios, entre os quais o TIM de Música, SHELL de teatro, Mambembe e APCA. Recebeu por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Fundou e dirige, em São Paulo, o Instituto Brincante, local de cursos, apresentações, oficinas, mostras e encontros onde procura apresentar, dinamizar e difundir aspectos pouco conhecidos da cultura brasileira. Actualmente está a escrever uma obra ensaística sobre a dança brasileira e prepara um novo espectáculo. “Brincante – O Filme”, documentário sobre a actividade do Instituto, foi, nesta especialidade, Grande Prémio de Cinema Brasileiro 2015.
Rosane Almeida fundou, com Nóbrega, o Instituto Brincante. É actriz, bailarina, artista de circo e música e dedica-se há mais de 20 anos ao estudo da diversidade cultural do país e à valorização de seu imaginário e universo simbólico.

“Ocupação” Brincante
com António Nóbrega

Coimbra, 25 a 30 de Setembro de 2018

DANÇA | OFICINA