O Dragón de Ouro | SARABELA TEATRO

© Rubén Vilanova

Uma noite, num edifício de vários andares, em algum lugar da Europa: um jovem chinês sente uma forte dor de dentes na cozinha do restaurante de comida rápida Tailandês-Chinês-Vietnamita O Dragón de Ouro. Não tem autorização de residência, nem dinheiro, e não pode ir ao dentista. Os colegas decidem arrancar-lhe o dente. O jovem também não encontra a sua irmã desaparecida.
No edifício vivem muitos vizinhos. Na varanda sobre O Dragón de Ouro, um idoso quer recuar no tempo, enquanto a sua neta, grávida, está diante das ruínas da sua relação porque o seu namorado não quer ter filhos. No andar de baixo, um homem que foi deixado pela sua mulher visita o seu amigo, um comerciante enigmático que obriga uma jovem chinesa à prostituição. Duas hospedeiras de bordo comem no restaurante. Uma delas encontra e guarda um dente que caiu na sua sopa tailandesa.
Intercalada entre as cenas, está inserida a Fábula da Cigarra, que não guardava nada no Verão e pede à Formiga que lhe dê de comer durante o Inverno. Esta aceita, mas obriga-a a trabalhar de graça, primeiro, e depois à prostituição. A Cigarra suporta a situação até que uma formiga velha (o avô) lhe arranca uma antena. Depois, é gravemente ferida por uma formiga nova (o namorado). O jovem chinês morre, sangrando na cozinha de O Dragón de Ouro. Os seus colegas envolvem-no num tapete e atiram-no ao rio, que o leva a sua casa, até à China, imaginando o seu último sonho. Inga, uma das hospedeiras, também atira o dente ao rio.

TEATRO
O Dragón de Ouro, de Roland Schimmelpfennig
SARABELA TEATRO
17 de Abril de 2025
quinta, 21h30
> M/14 > 70 min > 5€
(espectáculo em galego)

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

© Rubén Vilanova

autor Roland Schimmelpfennig tradução Catuxa López Pato
dramaturgia e encenação Ánxeles Cuña Bóveda
cenografia e vídeo Iris Branco desenho de luz Laura Iturralde figurinos Ruth Díaz Pereira apoio ao movimento Rut Balbís apoio ao texto María Peinado sonoplastia Renata Codda Font composição musical Vadzim Yuknhevich fotografia Rubén Vilanova gravação DVD Alba V. Carpentier distribuição Culturactiva operação técnica José Bayón e Rubén Dobaño design gráfico Peatón Gráfico execução de figurinos Santos execução de cenografia Carlos Domínguez comunicação Alberto Ramos produção Fina Calleja

Comments are closed.