O Cerco de Leninegrado, de José Sanchis Sinisterra | TEATRO EM CURSO

“O Cerco de Leninegrado”, Teatro em Curso © Margarida Araújo

Priscila e Natália, esposa e amante, respectivamente, de Nestor Coposo, famoso director de teatro de esquerda, presumivelmente assassinado há vinte e três anos, vivem num teatro abandonado, e que irá ser expropriado e demolido, o Teatro do Fantasma, antiga sede da sua companhia.

São duas mulheres unidas pelo amor e recordação do mesmo homem e pelo mútuo ideal de viver num mundo mais justo e melhor. Enquanto fazem o inventário do que foi deixado dentro do velho teatro, procuram o texto de um autor desconhecido, que Nestor ensaiava quando morreu, e que ninguém tinha chegado a conhecer na integra, O Cerco de Leninegrado.

Quando o encontram entendem que ao apresentar a derrota do comunismo, o texto confrontava tanto a esquerda como a direita. Compreendem então que Nestor pode ter sido assassinado tanto por uns como por outros. Apesar disso, ambas as mulheres permanecem fiéis às suas recordações e aos seus ideais, entrincheiradas, resistindo a tudo e à demolição do próprio teatro, testemunhas e participantes de uma época em que as ilusões, os ideais, os sonhos utópicos e os impérios se desmoronam.

Uma obra em que ambas as personagens são testemunhas de um tempo que já não existe, mas que alerta a nossa sociedade actual para os perigosos tempos que atravessamos.

TEATRO
O Cerco de Leninegrado, de José Sanchis Sinisterra
enc. Isabel Leitão 
TEATRO EM CURSO
4 de Fevereiro de 2023
sábado, 21h30
> M/12 > 110 min > 5 a 10€

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

“O Cerco de Leninegrado”, Teatro em Curso © Margarida Araújo

texto José Sanchis Sinisterra tradução Ernesto Sampaio dramaturgia e encenação Isabel Leitão interpretação Isabel Leitão e Isabel Muñoz Cardoso consultor de dramaturgia Fernando Rebelo adereços e figurinos Isabel Muñoz Cardoso banda sonora Fernando Rebelo desenho de luz António Plácido fotografia Margarida Araújo costureira Teresa Plácido produção Teatro Em Curso

Comments are closed.